Depois da dobradinha de inaugurações - ampliação do centro de distribuição (CD) em Canoas e nova loja em São Leopoldo em dois dias, o grupo Cassol mira duas frentes. Estão previstas a expansão do ParkMall também em Canoas, em 2023, e a instalação de mais duas filiais do Centerlar até 2024, informa a direção da Cassol e do braço de varejo do grupo de Santa Catarina.
O CD passou a 30 mil metros quadrados de área. Parte já é usada pela Cassol Centerlar e parte está disponível para outras empresas. O investimento foi de R$ 36 milhões na obra, com geração de 40 empregos diretos.
O parque logístico é fundamental para a estratégia de crescimento da Cassol no Estado e vai dar mais autonomia para entregas a pedidos no dia seguinte, que até agora eram em boa parte supridos por outros CDs do grupo em Santa Catarina.
A Amazon, que iria ocupar uma área menor, para montar a logística de entrega no mesmo dia, recuou e desistiu da locação, medida que fez parte da revisão de ocupação de unidades no Brasil, já comunicada pela gigante norte-americana.
A unidade de São Leopoldo é a 28ª da rede. No Estado, é a 10ª loja, sendo que seis foram abertas nos últimos 12 meses. São quase de 2 mil metros quadrados de área de venda e 110 empregos diretos e indiretos.
Este ano terá obras na área do ParkMall, que integra o braço de real state do grupo catarinense, com mais 2 mil metros quadrados e espaço para 60 varejos de conveniência, ligados a itens para casa.
O mall fica ao lado da unidade da Cassol CenterLar, que estreou em 2022, próxima ao ParkShopping Canoas e do futuro Fort Atacadista, outra bandeira catarinense, mas de atacarejo, que abre em abril.
Antônio Sander, CEO da Cassol Centerlar, observa que o grupo cresceu em 2022, puxado pela abertura de lojas, com programa de expansão forte e com base em planejamento que dura cinco anos.
"O Rio Grande do Sul liderou a expansão", destaca Sander, projetando que a meta é chegar a 33 lojas até dezembro nos três estados do Sul. Este ano ainda terá novas filiais em Tubarão e Ingleses, na ilha de Florianópolis.
Estão confirmadas mais duas lojas no Estado, em Capão da Canoa e Novo Hamburgo, com 2 mil metros quadrados de área de vendas cada uma, com abertura em 2024. Os contratos das áreas onde as unidades serão erguidas já estão assinados, segundo o presidente do grupo, Rodrigo Seara Cassol.
O CEO, que é gaúcho e teve passagem pelo grupo Gerdau, comenta que o setor, que depende de financiamento, vem sendo muito afetado pelo nível de juros, com taxa básica da Selic em 13,75%, mantida recentemente pelo Banco Central.
"Estamos conseguindo sucesso com ganho de participação de mercado", observou Sander. Uma estratégia é estruturar um ecossistema da construção, com fornecedores e profissionais, "que são os que indicam como será feita a obra", diz Sander.
Lojas da marca vêm montando espaço especial para atender e interagir com os segmentos, além de promover eventos. Na inauguração da ampliação do CD em Canoas, estavam muitos fornecedores de produtos que estão no mix das lojas do grupo.


Facebook
Google
Twitter