Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Minuto Varejo

- Publicada em 24 de Novembro de 2022 às 17:44

Novo parque na orla de Porto Alegre abre neste sábado

Vista aérea do local dá uma dimensão de como ficou o complexo

Vista aérea do local dá uma dimensão de como ficou o complexo


Patrick Carrion/DIVULGAÇÃO/JC
Patrícia Comunello
A partir do meio-dia deste sábado (26), Porto Alegre ganha um novo parque que se estende por 700 metros da orla do Guaíba e uma área de quase 30 mil metros quadrados. É o Parque Pontal, que fica em frente ao novo empreendimento que deve ser aberto em abril de 2023 na capital gaúcha, o Pontal Shopping. 
A partir do meio-dia deste sábado (26), Porto Alegre ganha um novo parque que se estende por 700 metros da orla do Guaíba e uma área de quase 30 mil metros quadrados. É o Parque Pontal, que fica em frente ao novo empreendimento que deve ser aberto em abril de 2023 na capital gaúcha, o Pontal Shopping. 
Um dos atrativos é o píer sul, que é um dos registros do que foi o Estaleiro Só, que construiu e fez manutenção de navios até meados dos anos de 1990 no local.
Um painel interativo que resgata o antigo nome da operação naval que tinha na área e imagens das antigas oficinas é uma das atrações para quem circular pela área. Até uma maquete de como era o Estaleiro Só foi instalada em um ponto do parque.
O parque, que se soma aos trechos 1 e 3 da orla revitalizada, situados mais próximos ao Centro Histórico, foi doado pelos empreendedores SVB Par, Melnick e Leroy Merlin. O investimento foi de R$ 30 milhões na área verde. A manutenção será feita pelas empresas.
PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Painel interativo forma a palavra Estaleiro Só, resgatando a memória da antiga operação. Fotos: Patrícia Comunello/JC
Na metade da manhã de sábado, um pouco antes da liberação para os acessos, autoridades e empreendedores vão aportar no local embarcados em um catamarã.
O trecho da orla fica entre o clube Gigante, ligado ao Internacional, e o Museu Iberê Camargo, de quem vem do Centro ao Sul, e o BarraShoppingSul e campos das escolinhas do Grêmio, para quem vem do bairro. A estação hidroviária vai passar a ter embarque  desembarque no ponto.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2022/11/16/206x137/1_minuto_varejo_parque_publico_pontal_pier_sul_jornal_do_comercio_9-9840203.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'63750a831754f', 'cd_midia':9840203, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2022/11/16/minuto_varejo_parque_publico_pontal_pier_sul_jornal_do_comercio_9-9840203.jpg', 'ds_midia': 'Minuto Varejo - Pontal Shopping - parque público pontal - frente ao empreendimento - orla do guaíba - antigo pontal do estaleiro - Porto Alegre - píer sul', 'ds_midia_credi': 'PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC', 'ds_midia_titlo': 'Minuto Varejo - Pontal Shopping - parque público pontal - frente ao empreendimento - orla do guaíba - antigo pontal do estaleiro - Porto Alegre - píer sul', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '360', 'align': 'Left'}
Píer Sul, plataforma mais extensa que se estende no lago na orla de Porto Alegre, recebia navios no passado
O píer sul é o lugar mais icônico do Parque Pontal. A plataforma com 135 metros de comprimento que avança sobre o Guaíba foi restaurada, mantendo referências do passado.
O parque tem pistas para caminhada, equipamentos para fitness e ginástica de todas as idades, gramado em quase toda a área, playground com piso emborrachado para reduzir impactos de quedas, oiro banheiros, bicicletário, oito banheiros,  mirantes para apreciação da vista e memorial do Estaleiro Só.
Trilhas interpretativas resgatam a história do antigo Estaleiro Só, onde se construíam e reparavam navios em Porto Alegre de 1850 a 1995, e outra com uma janela arqueológica para visualizar o pilar da antiga Estação do Asseio Público, que funcionava na área no século XIX para despejo de resíduos cloacais.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2022/11/16/206x137/1_minuto_varejo_pontal_shopping_parque_publico_orla_jornal_do_comercio_6-9840246.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'63750c6d44b4b', 'cd_midia':9840246, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2022/11/16/minuto_varejo_pontal_shopping_parque_publico_orla_jornal_do_comercio_6-9840246.jpg', 'ds_midia': 'Minuto Varejo - Pontal Shopping - parque público pontal - píer sul - orla do guaíba - antigo pontal do estaleiro - Porto Alegre - circuito arqueológico', 'ds_midia_credi': 'PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC', 'ds_midia_titlo': 'Minuto Varejo - Pontal Shopping - parque público pontal - píer sul - orla do guaíba - antigo pontal do estaleiro - Porto Alegre - circuito arqueológico', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '530', 'align': 'Left'}
Nesta área, fica a janela arqueológica que resgata o antigo ponto de descarte de lixo que era trazido em vagão do Centro
A preparação da área para erguer o shopping começou em 2018. O investimento no shopping é de mais de R$ 300 milhões, com previsão de mais de 160 lojas em três pavimentos, estacionamento coberto para mais de 1,5 mil vagas, além de salas de cinema de última geração e amplo polo gastronômico, com operações de restaurantes internacionais inéditas na Capital. A torre é do hotel Hilton.
A rua Dr. Lya Pires, homenagem a um dos maiores nomes da advocacia gaúcha, fica entre o parque e o empreendimento e permite acesso ao hotel e aos estacionamentos do shopping.
"Tudo foi pensado para funcionar bem. Quem vier ao Parque Pontal poderá aproveitar um pouco do que a nossa cidade tem de melhor, com a vista mais bonita que temos: o nosso amado Guaíba”, comenta, em nota, Saul Boff, presidente da SBV.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO