Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Minuto Varejo

- Publicada em 03 de Setembro de 2022 às 13:02

Primeiro shopping da orla de Porto Alegre adia abertura

Empreendimento, que já tem Leroy Merlin aberta, ganhou painel interativo onde aparece Estaleiro Só

Empreendimento, que já tem Leroy Merlin aberta, ganhou painel interativo onde aparece Estaleiro Só


PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Patrícia Comunello
Não vai ser mais em 2022 que Porto Alegre vai ganhar o primeiro shopping da orla do Guaíba. O grupo proprietário do Pontal Shopping, no estágio final das obras, decidiu adiar por alguns meses a abertura do empreendimento que chegou a ser marcada para 10 de novembro. A nova data ficou para 2023.
Não vai ser mais em 2022 que Porto Alegre vai ganhar o primeiro shopping da orla do Guaíba. O grupo proprietário do Pontal Shopping, no estágio final das obras, decidiu adiar por alguns meses a abertura do empreendimento que chegou a ser marcada para 10 de novembro. A nova data ficou para 2023.
Em nota repassada neste sábado (3) à coluna, o grupo gaúcho SVB PAR diz que a inauguração foi transferida para abril do ano que vem. O empreendimento envolve aportes estimados em R$ 300 milhões.
O Pontal é badalado para ser o primeiro life center do Sul do Brasil. O conceito une o shopping, com varejo, e mais espaço para ambientes de lazer (terá unidade do Hard Rock Café e rooftop, comandando por restaurantes de Porto Alegre, como o Mesa e 20Barra9) e a interação com o meio ambiente, neste caso a orla. 
Sem detalhar as razões ou indicar algum motivo específico que gerou a mudança, os empreendedores alegaram que o adiamento vai dar mais tempo para a instalação dos lojistas.
"A nova data veio ao encontro dos interesses dos lojistas que terão mais tempo para se prepararem para a inauguração do shopping e para as datas sazonais do varejo de 2023", afirma a manifestação.
Mesmo que a informação mais impactante seja o adiamento, a nota abre indicando "boas notícias".
A primeira está ligada à liberação para a população do Parque Pontal, o parque público instalado em frente ao complexo, na orla, com quase 30 mil metros quadrados e 700 metros de extensão. A liberação será em outubro.
A torre comercial do hotel Double Tree by Hilton também começa a ter hospedagem e outras atividades, pois terá um centro de convenções, no próximo mês, segundo a SVB PAR.  

Shopping estrearia em 10 de novembro

A data original, que foi noticiada pela coluna em 31 de julho, havia sido confirmada em um megaevento em 10 de agosto, no canteiro de obras do empreendimento, com mais de 90% da execução pronta.
No cenário da Alameda Central, principal via interna do Pontal, futuros ocupantes dos espaços que já estão com contratos firmados tiveram a liberação das áreas para começar a montar suas operações. Nomes conhecidos do varejo de diversos segmentos e gastronomia, além do hub da Saúde, liderado pelo Hospital Moinhos de Vento, receberam o sinal verde.
O Moinhos pretendia abrir já em novembro e com a novidade de ter pela primeira vez em um dos hubs (hoje são três) cirurgias.   
Também foram convidados outras potenciais empresas para conhecer o futuro shopping. O Grupo AD, que fará a gestão do Pontal, mostrou simulação de telas de 3D na fachada e um cubo multimídia que serão instalados.

Incerteza sobre Eataly

No evento de 10 de agosto, um detalhe chamou a atenção: uma placa com o nome da rede de mercado de gastronomia italiana Eataly, na área reservada para um food market, com mais de 2 mil metros quadrados. A SVB PAR tem um memorando para a rede ocupar o espaço, que seria o segundo da marca no País. Mas a troca de operador da rede no Brasil gerou impasse sobre a garantia da negociação. 
Em conversa com a coluna, o diretor corporativo do empreendimento, Ricardo Jornada, afirmou que o grupo foi surpreendido no começo de agosto pelo anúncio de que a SouthRock estaria ocupando o lugar da Panza, que representava o Eataly no Brasil e com a qual havia sido feita toda a negociação, firmada em junho. Jornada explicou que o grupo iria aguardar o desfecho da mudança para ver o futuro da unidade.
A possibilidade do Eataly estar na abertura, então agendada para novembro, foi considerada muito difícil pelo Pontal. Mas com a nova data para 2023 o cenário pode ser outro.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO