“A data de 10 de novembro está definida”, avisa Mário Almeida, coordenador de Administração Geral do Grupo AD, que assumiu a gestão do futuro Pontal Shopping, o novo empreendimento na orla do Guaíba.
O dia foi escolhido como mantra, porque em 10 de agosto vão ser liberadas as chaves para os futuros operadores de espaços. Até agora 50% das locação estão fechadas, entre contrato assinado ou negociação firmada.
“Vamos estrear com 70% de ocupação. Até maio de 2023, abriremos todas as lojas”, adianta Almeida.
As lojas mais recentes confirmadas são Kopenhagen, Hugo Boss e Yuool, marca de calçados que abriu no digital e expande no físico. O hotel da bandeira DoubleTree By Hilton e o parque público abrem em outubro. O hub de saúde, liderado pelo Hospital Moinhos de Vento, estreia em novembro, com o Pontal, garante o coordenador geral.
O Pontal envolve aporte de amis de R$ 300 milhões. O projeto levou 14 anos para sair do papel e foi formatado como um lifecenter, por combinar o braço de varejo e outras frentes e a interação com o ambiente natural, neste caso, o Guaíba, segundo os empreendedores da SVB PAR.
Ter obra pronta e operação aberta no começo de novembro garante ainda a janela do Natal, campeã em vendas e fluxo. O AD também está contratando para 40 vagas da equipe permanente, além de 40 de prestadores. Em todo o complexo, com lojas e manutenção, a projeção é mais de 2,5 mil postos.
Serão 160 unidades comerciais. O grupo, que assumiu há dois meses e responde por mais 40 empreendimentos pelo País, reforçou a área comercial para acelerar as captações. A entrega das chaves também contará com mais de 200 potenciais interessados em fazer parte do mix. Almeida diz que o novo shopping surge afinado com os conceitos mais modernos, com perfil de multiuso, que conjuga experiência e atração para turismo em diversas frentes.
“No Brasil, será um dos shoppings mais especiais pela exposição na orla”, resume o coordenador do AD. Na área, terá hotel Hilton com centro de convenções, hub de saúde e parque público.
“Como é de frente para o Guaíba, permite muitos tipos de eventos”, cita o executivo.
Na carona do parque, que terá gestão do Pontal, virá, em 2023, o espetáculo de águas dançantes no lago. Outros atrativos serão os dois píers, com estação do catamarã e turismo náutico.
Outra aposta é na transformação da região. Em vez de temer a concorrência do BarraShoppingSul, Almeida vê como oportunidade única e até elogia o concorrente.
“A Multiplan, dona do Barra, é uma dos melhores do País”. O Pontal criará um polo de força muito maior do que se estivesse sozinho, diz. “Um shopping só tem valor quando pessoas têm o hábito de ir nele”, conceitua.
Entre os futuros ocupantes, estão confirmados ainda o cinema Cinépolis VIP, McDonald's, Johnny Rockets, Cia do Sono, Livraria Santos, MaxVision e Panvel, Hard Rock Café, Mesa/9 (união dos restaurantes Mesa e 20barra9) e Livraria Santos.