A Cimed, uma das empresas líderes da indústria farmacêutica nacional, firmou parceria estratégica com a Akquinet Brasil para estruturar e consolidar a governança de seus dados mestres. Foco é o aumento do controle, padronização e segurança das informações críticas em seu ecossistema SAP.
A previsão de conclusão do projeto está prevista para dezembro de 2025.
O objetivo da Cimed é aumentar a eficiência operacional e ao mesmo tempo garantir a qualidade dos dados, ponto fundamental para iniciativas de Inteligência Artificial da companhia.
A iniciativa envolve a implementação da solução MDM+ BRO, desenvolvida pela Akquinet Brasil, que será responsável por otimizar a gestão dos cadastros. O projeto contempla a garantia de integridade, qualidade e precisão das informações, além da automação de grande parte dos processos manuais atualmente existentes.
“Com a tecnologia da Akquinet, a Cimed unirá agilidade e confiabilidade, por meio de processos bem definidos e ferramentas de automação. Nossa expectativa é entregar mais de 80% de automação nos processos de cadastro. Diversas áreas que hoje operam tarefas manuais serão totalmente automatizadas”, afirma o CEO da Akquinet Brasil, Leonardo Libardi.
Além de viabilizar decisões estratégicas orientadas por dados confiáveis, a solução também atuará na eliminação de redundâncias em múltiplos sistemas.
“Se a mesma informação de um fornecedor for cadastrada por diferentes áreas ou sistemas, por exemplo, a solução MDM+ BRO identificará a inconsistência e executará a conciliação automaticamente”, complementa Libardi.
Certificada pela SAP, a solução MDM+ BRO é a única plataforma add-on de Master Data Management homologada no Brasil. Na Cimed, ela será integrada ao SAP S/4HANA, recém-implantado como parte da jornada de transformação digital da empresa.
Com quase 50 anos de atuação, a Cimed está presente em 98% das farmácias brasileiras, possui mais de 5 mil colaboradores e conta com unidades em São Paulo e Minas Gerais, além de 26 centros de distribuição em todo o território nacional.