Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora
Começo de Conversa
Fernando Albrecht

Fernando Albrecht

Publicada em 09 de Abril de 2024 às 19:56

O botão do pânico

Fernando Albrecht/especial/jc
Compartilhe:
Fernando Albrecht
Quem passa no Largo Glênio Peres, no Centro de Porto Alegre, ou nas calçadas do entorno, ouve com alguma assiduidade o aviso de que a Guarda Municipal está monitorando a área, e que, em caso de emergência, basta apertar o botão no totem para acioná-la. Eis aí uma boa ideia. É comum que amigos do alheio façam das suas contando com "ene" rotas de fuga da área. Pois essa moleza acabou.
Quem passa no Largo Glênio Peres, no Centro de Porto Alegre, ou nas calçadas do entorno, ouve com alguma assiduidade o aviso de que a Guarda Municipal está monitorando a área, e que, em caso de emergência, basta apertar o botão no totem para acioná-la. Eis aí uma boa ideia. É comum que amigos do alheio façam das suas contando com "ene" rotas de fuga da área. Pois essa moleza acabou.
 

A vez dos idosos

No documento Macrotendências, emitido pela Associação Brasileira de Shopping Centers sobre tendências do varejo, lê-se que o Brasil não é mais um país de jovens. O envelhecimento não chega a ser novidade, a taxa de envelhecimento da população é muito maior do que se esperava. Enquanto que o crescimento populacional médio no País é de 0,5% ao ano, a taxa de crescimento das pessoas com 60 anos ou mais é 2,97% ao ano.

Dinheiro não cai do céu

As notas sobre as causas da diminuição das reservas na hotelaria de Gramado e os altos preços das operações gastronômicas, agora somados às salgadas entradas para os parques temáticos e a perda do charme da cidade, repercutiu entre leitores - 100% dos que se manifestaram concordam com a página. Tem que aduzir uma verdade, o dinheiro não se multiplica. O gasto com uma atração diminui a disponibilidade financeira para outras operações.

E o comércio eletrônico?

O comércio eletrônico não é o grande concorrente dos shoppings center, segundo o mesmo documento. E em muitos casos, inclusive, é um aliado do shopping, em virtude das várias formas de complementaridade que passaram a existir no varejo multicanais.

Lá vamos nós de novo

Estabelecido mais um marco regulatório ideológico. Quem acha que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes tem razão na guerra contra Elon Musk é de esquerda. Quem acha que há censura nas redes sociais é de direita. Um detalhe: o sul-africano conhece muito nossas mazelas.
 

Aquele abraço

Ao leitor Beto Castilhos. Ele me encontrou no Centro Histórico de Porto Alegre perguntando se eu sabia quantas "voltas" tem a cidade. Bem, falei, conheço assim de relancina A Volta do Guerino, que tem a estátua Obirici de braços abertos à sua espera, e a Volta do Gasômetro. "Tem mais uma, a volta do Fernando Albrecht", falou ele. Pela volta que me cabe, obrigado.

Alerta sonoro

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou o prosseguimento do projeto de lei proposto pelo deputado Capitão Martim (Republicanos) de implementar um Sistema de Alerta Sonoro contra inundações em municípios estrategicamente selecionados. A ideia é boa. Na calada da noite e com águas traiçoeiras se aproximando, a população ribeirinha pode não se dar conta do perigo.

Voando e quebrando I

A toda hora se lê que esta ou aquela companhia aérea fechou o balanço com prejuízo e, na maioria das vezes, prejuízo colossal. É uma equação complicada, porque cerca de 40% dos custos correspondem ao combustível e de 10% a 12% com gasto com pessoal. Nas estrangeiras, o combustível representa cerca de 20%.

Voando e quebrando II

Por isso, muitas delas acabam quebrando, como informa o InfoMoney. Já nos aeroportos, portos e rodovias há estudos que garantem o retorno de investimento na proporção de R$ 50,00 para cada R$ 1,00 investido. Mas cada caso é um caso. No caso da aviação, a chave é a taxa de ocupação da aeronave.

Olha a buzina

Muitos motoristas de caminhões que circulam na cidade têm o péssimo hábito de utilizar a buzina usada em rodovias, e não a mais fraca, própria para uso urbano. Resulta que é um festival de sustos e irritações além das que já temos que enfrentar. Tudo tão difícil neste País...
 

Notícias relacionadas