Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Gestão

- Publicada em 20 de Novembro de 2023 às 14:25

Mercado exige entrega ágil a custo mais justo

De acordo com especialista, o ideal é o que os CDs fiquem em um raio de 100 quilômetros do estoque

De acordo com especialista, o ideal é o que os CDs fiquem em um raio de 100 quilômetros do estoque


/freepik/divulgação/jc
Muitos projetos, tanto em termos de CDs (centros de distribuição), quanto de condomínios logísticos, estão surgindo para consolidar a malha física, considerando localizações de fornecedores e clientes. Também merecem atenção os encargos tributários, que trazem inúmeros desafios.
Muitos projetos, tanto em termos de CDs (centros de distribuição), quanto de condomínios logísticos, estão surgindo para consolidar a malha física, considerando localizações de fornecedores e clientes. Também merecem atenção os encargos tributários, que trazem inúmeros desafios.
Antes de falar da revisão da malha logística, é preciso lembrar que esta revisão, hoje, atende às necessidades intrínsecas do setor, baseadas nas novas exigências dos clientes, sobretudo no que diz respeito a maior agilidade na entrega a custos mais justos.
Mas, quais são os principais desafios que as organizações enfrentam ao buscar atender a esta "imposição" do mercado? Em relação a essa questão, Antônio Carlos Morad, advogado especialista em direito tributário do escritório Morad Advocacia Empresarial, diz que as empresas que buscam maior agilidade na entrega e custos mais justos devem buscar locais estratégicos em seus CDs num raio de até 100 km do ponto inicial de onde está seu estoque de mercadorias comercializadas.
"O custo para isso deve ser calculado de acordo com sua capacidade financeira, para tanto, como exemplo, um Centro de Distribuição compatível com o armazenamento e o estudo de fluxo e escoamento que não pode passar de um certo período de tempo."
 

Confira quais são os requisitos mais cobrados em todos os elos da cadeia de abastecimento no Brasil

Agilidade na entrega
Quando se pergunta porque o mercado passa a exigir agilidade na entrega a um custo mais justo, De fato, como lembra Antônio Carlos, do escritório Morad Advocacia Empresarial, a concorrência é selvagem, portanto, preço do produto custo logístico tempo de chegada do produto em seu ponto final fará uma óbvia diferença para a satisfação de seus clientes.
Elementos a serem considerados
A revisão da malha de abastecimento tem como motivadores a redução dos gastos totais (logísticos, de produção e tributários) e a melhoria do atendimento aos clientes por meio da redução de prazos. "Como disse anteriormente, os custos devem ser estudados, avaliados com precisão e validados por todos os membros responsáveis por esse custo. Afinal, a empresa deve maximizar seus lucros com competências que devem ser consideradas, quais sejam, os melhores dos diferenciais do mercado", completa o especilista.
Benefícios da revisão da malha logística
Quando se fala dos benefícios esperados da revisão da malha logística para as empresas e para os consumidores, "certamente, o maior benefício é a dinamização do negócio em si. Aquele que se projetar antes de seus concorrentes sairá com larga margem e distância quanto ao rendimento que objetivar", acrescenta.
Equilíbrio das demandas
Sobre como as empresas podem equilibrar efetivamente as demandas do mercado com as restrições fiscais ao planejar suas redes de abastecimento, o advogado Antônio Carlos, do escritório Morad Advocacia Empresarial, é importante contar com um profissional especializado na área tributária. Segundo Antônio Carlos diz que esses profissionais habilitados, em especial para o direito tributário, se competentes forem, quebrarão os tabus e vícios oriundos de informações e formulações errática. Elementos que podem prejudicar sobremaneira a empresa cliente.
Encargos tributários
Como se sabe, o sistema tributário brasileiro é muito complexo e a carga tributária atual uma das maiores do mundo. Antônio Carlos pondera que o grande desafio é o tributo, portanto, "com o governo atual já temos uma luz no final do túnel, a reestruturação do ICMS.
Impactos dos encargos tributários
Quando falamos em competitividade e rentabilidade, aliados ao aspecto tributário, temos que lembrar que, como já foi dito, na atual sistemática tributária, são concedidos diversos benefícios fiscais de ICMS pelos estados. Assim, hoje, a escolha da localização de um Centro de Distribuição depende, quase que exclusivamente, das condições tributárias que o estado irá oferecer para a empresa.
A obtenção de um incentivo de ICMS é tão relevante que, ainda que estabelecida em uma localidade distante dos seus principais mercados consumidores, uma empresa beneficiada acaba sendo muito mais competitiva no mercado e, consequentemente, consegue atingir melhores resultados.
Vale destacar que estudos demonstram que existe uma falta de análises mais aprofundadas sobre o manejo das cargas tributárias referentes. Cada segmento detém sua carga tributária e deve ser colocada em pautas com explanação e esclarecimentos para seus contratantes que, por sua vez, deverão com seus CFOs colocar em prática a melhor forma de atuação no mercado.
Simplificando o sistema tributário
Quanto às medidas e às propostas para simplificar e harmonizar o sistema tributário brasileiro para o setor logístico.
A nova regulamentação tributária que estará sendo posta em prática deverá ser analisada e comparada com a atual carga tributária praticada pelas empresas de logística brasileiras. Um ponto pacífico e elementar para que essas empresas não sejam pegas despreparadas quando do início das mudanças.
CDs e condomínios logísticos
Neste contexto todo, como a otimização de Centros de Distribuição, condomínios logísticos e fábricas pode contribuir para uma melhor malha logística?
Também Antônio Carlos tem uma visão diferenciada: nesse caso, segundo ele, a administração pública poderia contribuir em muito, regulando zoneamentos dos setores de cada modalidade de mercado e estimulando uma cadeia de aproximação entre todos os negócios interligados. Como exemplo, polo petroquímico de Camaçari em primeiro destaque, expandido para o polo industrial de Camaçari e uma expansão final para serviços e setores de manutenção.
Desafios
Por outro lado, quais são os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento de Centros de Distribuição, condomínios logísticos e fábricas no Brasil?
Em uma análise diferenciada e, como ele mesmo diz, respondendo do final para o começo, o especialista considera o mais importante a reativação da indústria nacional, sendo pequenas, média e/ou grandes empresas, com auxílio de bancos de desenvolvimento e ligadas a auditorias que deverão prestar contas, periodicamente, sobre os auxílios diferenciados dessas instituições públicas de fomento ao empresariado. "Portanto, isso também será válido para os centros logísticos e de transportes."
Casos de sucesso
Para finalizar, vale apontar casos de sucesso de empresas que realizaram a revisão da malha logística e obtiveram resultados positivos.
De acordo com relatos dos executivos do Mercado Livre para a mídia, a empresa hoje possui a maior velocidade logística do mercado, com entregas de 80% em até 48 horas, e na média Brasil 51% em até um dia. "Consigo vislumbrar várias empresas, entre elas reputo a Mercado Livre e sua alta capacidade de nunca exceder o tempo pelo qual se compromete a entregar a mercadoria para seu cliente final. Esse exemplo não fica por aí, existem inúmeros outros exemplos a serem elencados e comentados com vastidão", complementa Antônio Carlos.