Originária de Igrejinha, no interior do Rio Grande do Sul, a Crisdu Corretora de Seguros está abrindo uma unidade em Itajaí, no litoral de Santa Catarina. Segundo a gerente administrativa da Crisdu, Josiane Feller, a expansão para o estado vizinho representa uma nova fase de crescimento para a empresa, que já atua há 13 anos no Rio Grande do Sul.
"A economia de Itajaí é muito forte, e já atendemos vários clientes na cidade. Temos muitos contratos de seguros corporativos por lá, com destaque para empresas aeronáuticas e náuticas. Com a nova unidade, poderemos atender especialmente na área de seguros internacionais e transportes de carga", conta Josiane. Segundo dados da Secretaria de Planejamento de Santa Catarina (Seplan), a economia de Itajaí registrou crescimento de 5,3% em 2024.
Durante a consultoria, um especialista da Crisdu recomenda o que considera melhor para o caso do cliente, que terá o poder de decisão no final. "As vendas são diferentes, porque nós olhamos para cada cliente de forma exclusiva. É necessário que eles entendam o que estão aderindo e o porquê", explica Josiane.
A Crisdu Corretora de Seguros oferece consultoria para contratos de seguro cibernéticos, solução relevante em um contexto onde a digitalização de processos e relacionamentos comerciais expõe usuários a riscos constantes. "O seguro contra riscos cibernéticos pode cobrir custos de resposta a incidentes, recuperação de dados, perda de receita e responsabilidade civil por danos a terceiros", esclarece Josiane.
Para se preparar para o aumento da demanda estrangeira, consequência da abertura da unidade em Itajaí, a empresa participa regularmente de feiras internacionais. É o caso da Conseguro, realizada no World Trade Center, em São Paulo, onde as corretoras falam, por exemplo, sobre as consequências das mudanças climáticas para o mercado de seguros.
Empresas & Negócios - Como foi criada a Crisdu Corretora de Seguros?
Josiane Feller - Em 2012, o Grupo Crisdu, que atualmente é composto por nove empresas, identificou a necessidade de criar para o seu ecossistema uma corretora própria para fazer seus negócios. Quando entrei na Crisdu Corretora de Seguros, há quase sete anos, vi que poderíamos trabalhar não só com empresas do Grupo, mas também com clientes novos.
E&N - De que forma a empresa auxilia os clientes?
Josiane - A nossa relação com o cliente não é só de venda de seguros. As empresas devem contratar uma consultoria porque precisam se blindar, e é isso que a Crisdu Corretora de Seguros oferece. O seguro, independentemente do tipo de cliente, é uma forma de se blindar. Entre as corretoras, debatemos sobre o "segurês", que é nós podermos atender o cliente de forma assertiva. Muitas vezes, o cliente não é conhecedor da linguagem do seguro, então fazemos questão de explicar de forma simples para ele tudo que está contratando. Durante a consultoria, a Crisdu faz uma série de recomendações para o cliente, como o que é melhor para ele, o que se enquadra no seu perfil. As vendas são diferentes, porque nós olhamos para cada cliente de forma exclusiva. É necessário que eles entendam o que estão aderindo e o porquê. A corretora faz um desenho e, baseado nele, apresenta aquilo que acredita ser o mais adequado para o caso. Mas é lógico que são os clientes que fazem a escolha final do plano de seguro que irão contratar.
E&N - Que profissionais da Crisdu Corretora de Seguros ficam encarregados de fazer a consultoria?
Josiane - Temos uma equipe especializada para a consultoria de seguros. Todos conhecem os tipos de seguros, mas cada um é especialista em um ramo. Por exemplo, se o cliente precisa de seguro de vida em grupo, o pedido é direcionado para um profissional da Crisdu que conheça a área. No caso de seguros internacionais, riscos corporativos, cyber risks e riscos maiores, sou eu que faço o plano de seguro. Isso porque eu gosto de estudar não só o que cada tipo oferece, mas as cláusulas de exclusão, que é a parte que o cliente não olha. O cliente lê as duas páginas que descrevem o que está sendo pago, enquanto a corretora lê as outras 200 páginas do contrato de seguro.
E&N - Quais são as especificidades do seguro cyber risks?
Josiane - O seguro contra riscos cibernéticos pode cobrir custos de resposta a incidentes, recuperação de dados, perda de receita e responsabilidade civil por danos a terceiros. Temos como cliente hoje a empresa com o maior e-commerce do Brasil. Para que não sofra um ataque cibernético, o que pode acontecer a qualquer momento, essa empresa contratou o nosso serviço de seguro cyber risks.
E&N - Por que Itajaí foi escolhida como sede da nova unidade?
Josiane - Primeiramente, porque temos muitos clientes na cidade, e em todo o estado de Santa Catarina. Segundo, porque a economia da região é muito forte. Temos vários contratos de seguros corporativos por lá, com destaque para empresas aeronáuticas e náuticas. Com a nova unidade, que terá 7 mil metros quadrados, poderemos atender especialmente na área de seguros internacionais e transportes de carga.
E&N - De que forma a empresa está se preparando para atender a demanda internacional?
Josiane - A Crisdu sempre está à frente do que vai acontecer. Temos uma participação muito efetiva em feiras internacionais, como por exemplo a Conseguro, em São Paulo, onde as seguradoras falam sobre o posicionamento do seguro no mercado. Também foi debatido o tema das mudanças climáticas e as consequências para o mercado de seguros, que está se posicionando de uma forma muito estratégica para essa questão. Os seguradores terão que fazer uma força-tarefa para conseguir levar as soluções de seguro para os clientes mesmo com essas situações que o mercado enfrenta hoje e que deverá enfrentar com cada vez mais frequência no futuro.
E&N - Qual é o perfil dos clientes?
Josiane - Fazemos consultoria para todos os tipos de seguros, desde automóveis e residências até seguros de vida. Entretanto, o nosso maior foco são os seguros corporativos, já que exigem uma consultoria maior, um excelente enquadramento de risco e uma análise do perfil de cada cliente.
E&N - E dos clientes internacionais?
Josiane - A maioria são brasileiros que têm empresas no exterior. Depois da realização da consultoria, os nossos clientes fazem indicações para empresas estrangeiras. O atendimento internacional conta com uma equipe disponível 24h por dia. Se o cliente precisa de um seguro no México ou nos Estados Unidos, ou em qualquer outro lugar do mundo, a Crisdu consegue fazer a consultoria. Não temos lojas físicas no exterior, como outras empresas do Grupo Crisdu têm, mas é possível atender de forma virtual.
E&N - Por quais mudanças já passou a Crisdu Corretora de Seguros para oferecer melhorias no serviço de consultoria especializada?
Josiane - O nosso trabalho sempre teve um viés humanizado. Nós gostamos de ir até cada cliente e apresentar os produtos da prateleira, como falamos no mercado de seguros. A corretora já vem se posicionando no mercado desde sempre nesse formato. Quando a tecnologia começou a avançar com mais força, é lógico que nos adequamos a essa nova realidade, porque há clientes que gostam de uma maneira ou de outra. Mas mesmo com essa mudança, não deixamos de lado o caráter humanizado do nosso trabalho.