Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 29 de Novembro de 2024 às 18:20

Tecnologia transforma mercado condominial

'Momento requer ousadia e visão', aposta Carlos Cêra, CEO da Superlógica, sobre parceria com a Open AI

'Momento requer ousadia e visão', aposta Carlos Cêra, CEO da Superlógica, sobre parceria com a Open AI

Superlogica Next/Divulgação JC
Compartilhe:
Bruna Suptitz
Bruna Suptitz
Imagina o quanto pode agilizar o trabalho de um gestor imobiliário se a conciliação financeira da locação for automatizada, garantindo o split bancário no momento em que o inquilino realiza o pagamento. E como seria mais seguro e transparente se a prestação de contas que o síndico faz das compras feitas para o condomínio for informada instantaneamente à administradora. Ou, ainda, a praticidade que os moradores teriam ao acessar no smartphone, em tempo real, informações sobre a disponibilidade de áreas comuns do edifício, como o salão de festas e as quadras esportivas.
Imagina o quanto pode agilizar o trabalho de um gestor imobiliário se a conciliação financeira da locação for automatizada, garantindo o split bancário no momento em que o inquilino realiza o pagamento. E como seria mais seguro e transparente se a prestação de contas que o síndico faz das compras feitas para o condomínio for informada instantaneamente à administradora. Ou, ainda, a praticidade que os moradores teriam ao acessar no smartphone, em tempo real, informações sobre a disponibilidade de áreas comuns do edifício, como o salão de festas e as quadras esportivas.
"Esse é o nosso papel, tentar simplificar tudo isso", conta André Baldini, diretor de Negócios da Superlógica, empresa especializada em soluções tecnológicas para a gestão de condomínios e imobiliárias. Em novembro foi realizado o Superlógica Next 2024, evento que reuniu, em São Paulo, administradoras de condomínios, síndicos profissionais e imobiliárias para conhecer as mais recentes tendências de mercado, como o uso de inteligência artificial pelo setor. A reportagem do Jornal do Comércio acompanhou o evento a convite da empresa.
Prestes a completar 25 anos no mercado, a Superlógica surgiu da combinação entre necessidade de melhor gerir o dia a dia de um condomínio com a possibilidade de usar ferramentas digitais para facilitar esse trabalho. Com a expansão em mais de duas décadas, está presente hoje em mais de 100 mil condomínios e 4,4 mil imobiliárias em todo o Brasil. Mas a relação é com as administradoras, e a empresa não busca substituir o papel delas, nem dos síndicos.
"Desde o início, a Superlógica já tinha entendido que precisa ser o braço direito da administradora, não só porque consegue gerar valor para ela, mas principalmente pela profissionalização", destaca Baldini. Assim, o foco é complementar e otimizar o trabalho desses profissionais por meio de ferramentas que agilizam processos e garantem maior eficiência na gestão. A proposta é agregar valor ao trabalho já existente, com a tecnologia como aliada.
Um exemplo é o Paybox, software que faz a leitura e identificação de documentos e garante uma assertividade de 95%, frente aos 40% que se atingia antes do seu uso. "Ou seja, todo um trabalho manual que a administradora possuía passou a ser automatizado e com maior nível de assertividade", diz Baldini. O Gruvi, outro exemplo, é uma iniciativa da Superlógica, Cyrela e Intelbras que oferece funcionalidades diretamente aos moradores, como liberação de visitantes, gestão de encomendas, reserva de áreas comuns e assembleia virtual ou híbrida. Mas, o que vem por aí, antecipa Baldini, é muito maior.
A mais recente novidade tecnológica da Superlógica é a parceria com a OpenAI, criadora do ChatGPT, uma das mais avançadas plataformas de inteligência artificial (IA) do mundo. Por meio dessa parceria, a Superlógica irá incorporar a tecnologia que está por trás da ferramenta em suas soluções, permitindo que administradoras de condomínios, gestores imobiliários e outros profissionais do setor utilizem IA para automatizar tarefas, realizar atendimento ao cliente, analisar grandes volumes de dados e obter insights sobre o comportamento dos moradores e inquilinos.
Em discurso na abertura do Next 2024, Carlos Cêra, cofundador e CEO da Superlógica, sustentou que "o momento requer ousadia e visão". A ideia é acelerar o desenvolvimento de tecnologias e automatizar processos para "direcionar os times para atividades de maior valor agregado". A empresa, que nasceu da união entre a "dor" de um síndico e a solução ofertada pela tecnologia, segue em expansão. "A Superlógica está mudando a cara do mercado condominial e vai mudar a do mercado imobiliário", aposta Cêra.
 

Parceria como diferencial de mercado

A Superlógica se apresenta como parceira dos seus clientes. Diferente de substituir as administradoras ou os síndicos, a empresa utiliza softwares e aplicativos que aprimoram a gestão, melhoram a comunicação e aumentam a transparência nas gestões financeiras. O uso da tecnologia estreita o relacionamento entre administradores e moradores, facilitando o dia a dia dos envolvidos.
No portfólio da empresa estão ferramentas para gerenciar todo o ciclo financeiro e operacional de um condomínio, como cobrança de taxas, geração de boletos, controle de inadimplência e prestação de contas. Para as imobiliárias, a Superlógica oferece sistemas que ajudam na administração da locação e da venda de imóveis, como controle de contratos, pagamentos de aluguéis, comunicação com inquilinos e proprietários.
André Baldini, diretor de Negócios da Superlógica, elenca os vários "gatilhos" que a empresa teve e segue tendo em mais de duas décadas de trajetória. Para ele, o mais relevante foi a união do software de gestão à operação financeira, como a emissão de boletos e o controle de pagamentos. "Isso nos mostrou que estávamos bem posicionados para criar um banco dentro do ERP, que entregaria transparência e agilidade para as administradoras e, principalmente, produtos financeiros", explica.
No site, a empresa informa que um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é um tipo de software que permite a uma organização gerenciar e integrar seus processos de negócios em um sistema centralizado.
 

Administradoras profissionais

Em busca de uma gestão profissional para o seu condomínio? Entenda o que as administradoras entregam.
Gestão financeira especializada: controle de contas a pagar e a receber, emissão de boletos e cobrança, o que proporciona que as finanças sejam geridas de forma eficiente e transparente.
Conformidade legal: asseguram que o condomínio esteja em conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis, como normas trabalhistas e tributárias, evitando multas e penalidades.
Planejamento e manutenção: ajudam a planejar e executar manutenções preventivas e corretivas, buscando preservar os equipamentos e a infraestrutura do condomínio.
Mediação de conflitos: contam com experiência em lidar com conflitos entre condôminos para resolver divergências de maneira justa.
Apoio em assembleias: auxiliam na organização e condução de assembleias para que sejam respeitadas as normas do regimento interno e as boas práticas de governança.
 

Notícias relacionadas