Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 24 de Março de 2024 às 22:28

Instituto Cyrela qualifica espaços de instituições de ensino e beneficia cerca de 1 mil crianças de Porto Alegre

Ação da Cyrela repassa recursos para auxiliar instituições que atuam na área da primeira infância

Ação da Cyrela repassa recursos para auxiliar instituições que atuam na área da primeira infância

/Laura Haddad/Divulgação/JC
Compartilhe:
Matheus Trevizan
Matheus Trevizan
O Instituto Cyrela beneficiou 1.086 crianças e adolescentes de Porto Alegre, entre elas crianças com surdez e outras comorbidades, tendo sido feitas obras de melhoria em quatro instituições de ensino, que totalizaram um investimento de R$ 348.200,00. Foram elas as organizações sociais Renascer da Esperança, da Restinga, Ação Social de Fé, no bairro Sarandi, e a Sociedade União Vila dos Eucaliptos - SUVE, no Mário Quintana. Além dessas organizações, também foi contemplada a Escola Especial para Surdos Frei Pacífico, localizada no bairro Santo Antônio.
O Instituto Cyrela beneficiou 1.086 crianças e adolescentes de Porto Alegre, entre elas crianças com surdez e outras comorbidades, tendo sido feitas obras de melhoria em quatro instituições de ensino, que totalizaram um investimento de R$ 348.200,00. Foram elas as organizações sociais Renascer da Esperança, da Restinga, Ação Social de Fé, no bairro Sarandi, e a Sociedade União Vila dos Eucaliptos - SUVE, no Mário Quintana. Além dessas organizações, também foi contemplada a Escola Especial para Surdos Frei Pacífico, localizada no bairro Santo Antônio.
O Instituto Cyrela foi fundado há 12 anos, no ano de 2011, com o objetivo de cuidar da área de investimento social privado externo da Cyrela. "A ideia é que onde a Cyrela tem negócios ela deve destinar parte do seu lucro para promover o desenvolvimento social dessas regiões" afirma o Diretor Executivo do Instituto Cyrela Aron Zylberman. Atualmente ela está presente em três capitais: Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. O Instituto recebe como orçamento 1% do lucro líquido da operação da Cyrela, e com esse recurso são feitos os investimentos. "1% pode parecer pouco, mas se todas empresas fizessem, seriam recursos importantes direcionados para questões sociais", ressalta ele e convida mais empresas para fazerem parte do 1%. O diretor executivo comenta que esse investimentos estão fundamentados em dois critérios: primeiro, eles tem que estar de alguma forma relacionados com a educação e dentro do grande campo da educação, quanto mais jovem as crianças atendidas, melhor. "Acreditamos que ao fazer investimento na primeira infância o impacto é maior, vai subindo a idade o impacto vai diminuindo. Sempre é positivo, mas quanto mais jovem a criança que recebe o investimento, melhor será o retorno para a sociedade" complementa Zylberman. O segundo critério levado em consideração é o território, no qual se procura sempre escolher aqueles onde são feitos negócios, como é o caso de Porto Alegre.
Para a escolha da organização, geralmente o Instituto busca conversar com os colegas locais para identificar organizações que sejam idôneas, com boa reputação e que realizem um trabalho reconhecido pela cidade e cidadãos de Porto Alegre como relevante. "Apesar dos recursos limitados, cria-se um comitê do qual eu, Rodrigo Putinato e as áreas de pessoas de Porto Alegre e São Paulo participam, é feita uma reunião em que se avalia as possibilidades e se procura de maneira equilibrada, escolher aquelas que a entidade acredita que irá fazer um bom uso do investimento. A seleção é feita de maneira isenta e foi dessa forma que as quatro organizações foram escolhidas ano passado" comenta Zylberman. O conceito de seleção é baseado em território e educação. "Temos um empreendimento, podendo ser próximo de uma área de vulnerabilidade social, então é feito um mapeamento das escolas, creches, organizações sociais que operam no campo da educação próximo do empreendimento e por isso, chamamos o programa de Vizinhança do Saber" destaca o diretor executivo. Existem duas opções de seleção, sendo uma delas os editais, que são abertos, publicados e divulgados nas redes sociais e as organizações que se encaixam nos critérios podem se inscrever. Zylberman comenta que outra forma tem se revelado mais eficiente, a busca ativa. "Ao invés de abrirmos editais e recebermos dezenas de inscrições, tomamos iniciativa de mapear organizações que sejam próximas dos nossos negócios e dentro delas fazemos uma análise cadastral e buscamos conhecer as lideranças, que consideramos importantes, no caso de uma escola, o papel da direção, da orientação pedagógica. O time que lidera a escola e sua paixão pela educação e cuidado com os jovens é fundamental para nós".
Portanto, o recurso empregado nas obras e aquisição de produtos é proveniente do Programa Vizinhança do Saber, responsável pela estratégia de Investimento Social Privado (ISP) do Instituto Cyrela, um aporte totalmente voluntário realizado nos territórios em que a companhia está presente. Enquanto o processo de seleção das participantes foi realizado pela Parceiros Voluntários, parceira executora do projeto na regional. As organizações participantes inscreveram seus projetos e foram selecionadas por um Comitê interno da Regional Sul e Instituto Cyrela.

O ambiente onde a criança estuda importa

O diretor executivo citou uma palestra que assistiu em São Francisco, na Califórnia, com o tema "Onde você estuda é importante", em que educadores, pedagogos e arquitetos falavam do impacto do ambiente onde a criança estuda em relação à capacidade de aprendizado e de evolução dela. "Coisas muito simples, como você ter uma carteira adequada, uma sala com boa iluminação e ventilação, você ter um laboratório bem equipado - e, no caso das crianças menores, uma área de brincar, porque elas aprendem brincando. Frequentemente, você vai verificar o parquinho de uma escola pública e ele não é adequado" diz.
Nesse sentido, a remodelação feita nos espaços foi a seguinte:
Na Ong Renascer da Esperança, localizada na Av. Macedônia, 199, o foco do trabalho foi a reforma e qualificação da biblioteca, que agora tem novos armários, cadeiras, prateleiras e livros.
Já a ONG Ação Social de Fé, localizada na Av. Souza Melo, 489 passou a contar com uma sala de informática e robótica mais moderna e aconchegante, com equipamentos de informática e mobiliário adquiridos especialmente para o espaço.
A Ong SUVE que fica na Rua Millo Raffin, 71 e que atende 280 crianças, adolescentes, jovens e adultos com ou sem deficiência, também recebeu móveis e equipamentos para a sala multiatividades e os estudantes da Escola Frei Pacífico, situada na Rua Paulino Chaves, 235, na zona Leste da capital, irão começar o ano letivo com um Playground totalmente remodelado. Os 438 alunos, todos eles crianças e adolescentes surdos e com outras comorbidades, passam a contar com uma área de lazer mais segura e adaptada às suas necessidades.
 

Notícias relacionadas