Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

reportagem

- Publicada em 21 de Novembro de 2023 às 17:11

Empresas investem na sinergia entre setores

Atuação conjunta de áreas afins e recursos tecnológicos otimiza resultados

Atuação conjunta de áreas afins e recursos tecnológicos otimiza resultados


/freepik/divulgação/jc
Administrar um empreendimento não é trabalho fácil. Entre produção, perfil do funcionário, jornada de trabalho, marketing, comercial, adequação à legislação trabalhista ou precificação adequada, o que é mais importante? Todas as áreas são fundamentais, ninguém duvida. No entanto, mais importante do que destacar uma delas, ver a empresa como um organismo vivo é o que poderá fazer a diferença no balanço de final de ano.
Administrar um empreendimento não é trabalho fácil. Entre produção, perfil do funcionário, jornada de trabalho, marketing, comercial, adequação à legislação trabalhista ou precificação adequada, o que é mais importante? Todas as áreas são fundamentais, ninguém duvida. No entanto, mais importante do que destacar uma delas, ver a empresa como um organismo vivo é o que poderá fazer a diferença no balanço de final de ano.
Foi-se o tempo em que era possível manter departamentos separados, tanto de forma física quanto funcional. Se antes os setores Financeiro e Contábil não sabia o que o Recursos Humanos (RH) programava e o Comercial não dialogava nem com o Marketing, nem com a Logística, hoje o conceito de uma empresa saudável passa justamente por esta interligação entre todas as áreas.
Dentro de um novo modelo de gestão, RH Estratégico tronou-se expressão corrente. E, junto a ela, tecnologia. O conceito já adotado por empresas dos mais variados portes utiliza sistemas e metodologias modernas para agregar valor à organização. Os benefícios desse modelo ultrapassam os colaboradores, atingindo a empresa como um todo.
O RH Estratégico baseia toda sua gestão na análise de dados com a coleta de informações sobre os colaboradores, os resultados obtidos e qual o grau de senioridade de cada um, isto é, qual o nível de maturidade profissional atingida para uma nova designação e, por fim, colaborar estrategicamente na nova área. O setor de RH não deixa de atuar com o foco no colaborador, mas passa a interagir com as demais áreas, de forma a entender a dinâmica da empresa, suas metas e orçamentos.
Exemplo da importância dessa dinâmica é a aferição do turnover, taxa rotatividade de funcionários. Em uma empresa que investe na comunicação interna, com metas estabelecidas e de conhecimento de todos, tanto o departamento financeiro, quanto o de RH terão mais condições de escolha do perfil ideal para determinada área. Assim, serão menores as taxas de faltas e rotatividade e, mais ainda, maior a retenção do bom profissional. Em resumo, quanto menor a rotatividade, maior a produção, mais resultados no produto e na contabilidade.
Outro importante exemplo de comunicação através de plataformas é a atualização permanente da legislação trabalhista. Desta forma, os departamentos de RH estão sempre em dia com as exigências. Prevendo e evitando multas e passivos trabalhistas, o RH contribui para a saúde financeira das empresas.
A empresa B2Finance, de São Paulo, é um exemplo de como a adoção da tecnologia contribui para a sinergia entre os setores, otimização de pessoal e, como consequência, a diminuição de custos. Especializada em serviços de outsourcing contábil, fiscal, financeiro e alocações de recursos na área de RH, a empresa adotou uma plataforma para a folha de pagamento. Segundo um dos diretores, Mário Ferreira, responsável pela implantação de processos na área de RH, desoneração da Folha, trabalhos preventivos e diagnósticos trabalhistas, implantar novas tecnologias impacta de diversas maneiras no fluxo da empresa.
Em workflow, isto é, em cadeira, o trabalho abrange férias, rescisão de contratos, promoções e outros. Todas as operações, a comunicação com o eSocial, cálculos e folha de pagamento, podem ser focados, mediante terceirização de sistemas ou não, nas áreas mais importantes para o negócio. As plataformas disponíveis permitem a produção de indicadores e, por consequência, a possibilidade de mapeamento de como os funcionários estão performando. Manter uma comunicação assertiva é um atalho para o atingimento de metas, o que, afinal, é o que todo administrador almeja.

Tecnologia é ferramenta importante na integração de setores

Moura cita o aumento da eficiência operacional como um dos benefícios

Moura cita o aumento da eficiência operacional como um dos benefícios


/meia2produções/Divulgação/JC
A empresa LG lugar de gente, de Goiânia, percebeu, há algumas décadas, que havia um nicho ainda não explorado no país, o de gestão de capital humano a partir de soluções tecnológicas. Pioneira na inovação, desde 1985 oferece produtos que ajudam outras empresas na "missão de cuidar das pessoas", como se definem.
Naquele ano, a empresa oferecia assistência técnica e desenvolvimento de sistemas administrativos, como folha de pagamento. Em 1994, a empresa lançou o primeiro software de gestão. Hoje é a maior empresa brasileira especializada em tecnologia para gestão de pessoas, tendo como único foco as soluções voltadas para HRTech (startups ou empresas que nasceram com o objetivo de solucionar problemas do setor de Recursos Humanos).
De acordo com seu diretor comercial, Adriano Moura, a organização atende a cerca de duas mil empresas, que utilizam diretamente suas soluções, com mais de 2 milhões de processamentos mensais de folha de pagamento. Isso representa cerca de 25% do segmento de empresas de grande porte.
Com experiência profissional em inúmeras atividades comerciais na área de tecnologia, Moura conta que a adesão das soluções com foco em RH Estratégico se dá em função da lista de produtos da empresa, formada por módulos inovadores e outros bastante tradicionais, entre eles a folha de pagamento. "O trabalho de convencimento das empresas se dá por uma postura sempre consultiva, em que as necessidades dos usuários estão sempre em primeiro plano. Ao compreender as principais dores e os planos futuros para um RH digital, conseguimos desenhar cenários para que o cliente avance em ondas de adoção tecnológica, minimizando as resistências", conta.
Questionado sobre os principais benefícios para as empresas com a adoção de plataformas de gestão, o diretor, que é formado em Administração e pós-graduação em Administração de Recursos Humanos, ressalta que as escolhas são feitas a partir das necessidades específicas. Durante o trabalho de conhecimento da empresa, explica ele, o objetivo é elaborar um plano de negócio específico para aquele cliente. Assim, é possível definir, em conjunto, quais os atributos de valor. "Percebemos que os ganhos geralmente envolvem a elevação da eficiência operacional, maior acuracidade em cálculos e compliance de legislação, melhor experiência dos usuários, descentralização de processos e o autosserviço na palma da mão de todos os colaboradores", indica o diretor.
A sinergia entre os setores da empresa também é destacada como peça fundamental na boa gestão, entende Moura, ao lembrar que, praticamente, todos os projetos de RH demandam integrações financeiras e contábeis. Na LG, a empresa buscou facilitar o processo através de soluções flexíveis e parametrizáveis e, assim, atender às demandas sem exigir novos desenvolvimentos. O modelo garante menor custo e prazo na implantação da solução, além de assegurar a estabilidade das integrações, eliminando os eventos de quebra de compatibilidade.
Para Moura, a comunicação entre os setores a partir de plataformas tecnológicas impactam no balanço final da empresa. A maior eficiência operacional através do uso das soluções garante que as atividades do RH, dos gestores e dos colaboradores sejam realizadas corretamente e em menor tempo. Esse cenário otimiza a necessidade de pessoal e libera as pessoas para atividades essenciais do seu negócio. "As empresas chegam a gastar semanas com a burocracia interna para contratar um substituto de uma vaga, ao passo que, com as soluções, ele cumpre o processo em poucos cliques, obedecendo a todas as políticas internas na empresa, sem ter que consultar nenhuma outra área. As semanas viram poucas horas, e este tempo se reverte em lucro", garante.
Ele lembra ainda que as soluções podem ser adotas por diferentes tamanhos de empresas. Existem no mercado plataformas no mercado que recomendam prazos para inúmeros processos de RH. A própria LG Lugar de Gente possui uma calculadora de maturidade de gestão de pessoas, e os clientes podem comparar seus números atuais com os padrões de mercado.

Plataformas impactam no balanço das empresas

Adotar plataformas estratégicas pode significar um relevante investimento, proporcionando agilidade na elaboração das informações para reuniões de trabalho ou de orçamentos e para controles gerenciais em geral. Como resultado de todos esses processos, a alta produtividade se torna parte da rotina da organização.
Antes da adoção de soluções tecnológicas, tudo nas empresas era feito por e-mail, desde a solicitação de um novo colaborador, de documentos e de férias e alterações de cargos e salários, o que atualmente não mais se sustenta, frente à integração e interação entre setores promovidas pelas plataformas especificas disponíveis.
Na B2Finance, empresa especializada em serviços de outsourcing contábil, fiscal, financeiro e alocações de recursos na área de RH, a partir do trânsito por workflow, isto é, em tarefas escadeadas e sequenciadas de forma lógica, o fluxo ficou mais seguro e ágil, transcorrendo em cadeia e dependendo de uma etapa para outra até ser concluído. O workflow define com clareza as funções de cada agente envolvido no processo, os prazos e os resultados que se espera de cada fase do fluxo de trabalho.
Manager, BPS Payroll & Labor da B2finance, Ana Almeida conta que a empresa atua como BPO de Folha de Pagamento, estando presente em 90 empresas. Em 26 delas, atuam em parceria com a LG, o que fez com que conquistassem mais clientes focados na qualidade do sistema, processos mais digitalizados e integração em todas as rotinas do departamento pessoal e RH.
JC Contabilidade - Quais os ganhos para as empresas com a adoção de plataformas de gestão?
Ana Almeida - Automatização nos processos, sem controle de planilhas internas, elaboração de relatórios e gráficos referente a um ou diversos temas dentro do que envolve a parte dos empregados. Tudo em um único sistema, onde alterado em um campo, já atualiza para todos os módulos.
Contab - Considerando que uma empresa deve ser gerida como um organismo, qual interligação mais importante entre o RH e o Departamento Contábil?
Ana - A praticidade, bem como a confidencialidade das informações. E a geração de arquivos de forma integrada, possibilitando apenas os aprovadores verem de forma aberta e não a equipe inteira da contabilidade.
Contab - Como essas plataformas pode impactar no produto final, isto é, no balanço da empresa?
Ana - É um investimento no qual a empresa ganha tempo na elaboração das informações, por exemplo, para reuniões de orçamentos, rentabilidade dos centros de custos, bem como controles e credibilidade no que está sendo gerado, pois não tem interferência manual.
 

Benefícios do RH Estratégico

• Alinhamento entre RH e Contabilidade sobre o que é uma gestão estratégica de pessoas
• Colaboradores mais engajados, com metas bem estabelecidas, gerando inovação e crescimento
• Uso de plataformas com fluxos mais seguros
• Comunicação que traz subsídios para ações mais assertivas e com menos custos
• Alta produtividade como rotina
• Maior clareza na definição das funções e de prazos de cada agente
• Nas demissões, a integração entre setores evita processos judiciais
• Ações mais ágeis, estratégicas e conectadas com a adoção de tecnologias
• Identificação de desperdício facilitada a partir da integração
• Facilidade de definir investimentos que melhorem o bem-estar dos funcionários
• Rotatividade minimizada com a integração