Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 28 de Maio de 2025 às 07:38

Secretaria da Agricultura reafirma que não há novo foco de gripe aviária no RS

Há um caso suspeito em Anta Gorda, que está sob investigação, mas não há confirmação de novo foco

Há um caso suspeito em Anta Gorda, que está sob investigação, mas não há confirmação de novo foco

SCOTT OLSON/AFP/JC
Compartilhe:
JC
JC
A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), por meio do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA) do Rio Grande do Sul, emitiu nota na manhã desta quarta-feira (28) afirmando que não há novo foco confirmado de influenza aviária no Estado. Em Anta Gorda, há um caso suspeito, referente a uma amostra coletada que está atualmente sob investigação, assim como ocorre com outros casos monitorados em todo o País.A Seapi ressalta que o Estado segue vigilante e atuante no monitoramento e controle de todas as notificações de suspeita da doença, realizando a coleta de material biológico, posteriormente encaminhado ao laboratório oficial para diagnóstico. "É importante ressaltar que, neste momento, o sistema encontra-se hipersensível, com um número elevado de notificações. Todas as suspeitas fundamentadas são devidamente investigadas, com a coleta de amostras, justamente para confirmar ou descartar a presença da influenza aviária", informa a pasta.A Secretaria reforça que aguarda os resultados das análises laboratoriais, conduzidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e divulgará a informação assim que houver qualquer atualização oficial.
A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), por meio do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA) do Rio Grande do Sul, emitiu nota na manhã desta quarta-feira (28) afirmando que não há novo foco confirmado de influenza aviária no Estado. Em Anta Gorda, há um caso suspeito, referente a uma amostra coletada que está atualmente sob investigação, assim como ocorre com outros casos monitorados em todo o País.

A Seapi ressalta que o Estado segue vigilante e atuante no monitoramento e controle de todas as notificações de suspeita da doença, realizando a coleta de material biológico, posteriormente encaminhado ao laboratório oficial para diagnóstico. 

"É importante ressaltar que, neste momento, o sistema encontra-se hipersensível, com um número elevado de notificações. Todas as suspeitas fundamentadas são devidamente investigadas, com a coleta de amostras, justamente para confirmar ou descartar a presença da influenza aviária", informa a pasta.

A Secretaria reforça que aguarda os resultados das análises laboratoriais, conduzidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e divulgará a informação assim que houver qualquer atualização oficial.

Notícias relacionadas