Uma nova suspeita de gripe aviária em granja comercial está em investigação no Rio Grande do Sul. Na tarde desta terça-feira, o painel de monitoramento do Ministério da Agricultura incluiu um estabelecimento de Anta Gorda.
O município é o mesmo onde há quase um ano ocorreu um foco da doença de Newcastle. O caso mantém até hoje o Rio Grande do Sul fora do circuito de exportações de carne de frango para mercados importantes, como a China e o Chile.
Com este, são dois casos em plantéis comerciais em análise no País. A outra suspeita é em Aguiarnópolis (TO).
A Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul adota cautela em relação a essa investigação. De acordo com a pasta, envio de amostras suspeitas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), com sede em Campinas, fazem parte da rotina. “Nesse momento, o sistema está hipersensível, recebendo muitas notificações, e todas as suspeitas fundamentadas são coletadas para descartar a doença”, disse o órgão, em nota. Por enquanto, nenhuma ação das equipes do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal foi adotada no local. A pasta aguarda o resultado da análise da amostra.