Porto Alegre, ter�a-feira, 30 de abril de 2019.
Dia do Ferrovi�rio.

Jornal do Com�rcio

Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Finan�as e investimentos

COMENTAR | CORRIGIR

Educa��o Financeira

Not�cia da edi��o impressa de 19/10/2018. Alterada em 30/04 �s 19h30min

Educa��o financeira de cooperativa invade escolas de Farroupilha

Alunos aprendem a lidar com o dinheiro e a poupar por meio do jogo Trilhas dos Sonhos

Alunos aprendem a lidar com o dinheiro e a poupar por meio do jogo Trilhas dos Sonhos


LUIZA PRADO/JC
Patr�cia Comunello
O pequeno Nicolas Zamboni Xavier, nove anos, escolhe uma carta do jogo Trilhas dos Sonhos que diz: "Pense, quem guarda sempre tem dinheiro". Não foi à toa que o menino, estudante de terceira série do Ensino Fundamental da Escola Municipal Presidente Dutra, selecionou essa reflexão.
Nicolas e os colegas, orientados pela professora Merlim Zanandréa, estão aprendendo desde cedo regrinhas básicas para gerir o dinheiro e planejar gastos, da mesada até o orçamento da família. Na sala de aula, o grupo tem, uma vez por semana, atividades com o jogo, que insere, de forma lúdica, lições para encarar momentos em que pode ser mais prudente guardar para literalmente realizar os sonhos.
"Eu quero ir para o Japão", "eu, para os Estados Unidos", "meu sonho é ser jogador de futebol" e "eu quero ir a Paris", listam, em sequência, Manuela Spuldaro Capovilla, Gabrieli Pavoni Picollo, Sara Motele e Erik Maciel Giotti. Nicolas emenda que poupar garante dinheiro para quando "acontecer algo de bom ou ruim". "E vale para a gente e para todo tipo de pessoa", previne o menino, citando que sua mãe costuma gastar em itens desnecessários para cuidados com o cabelo. "Ela inventa umas modas que não precisa. O cabelo dela já é bonito", conta. O recado final do garoto é que, se a mãe economizar, sobra mais até para a família viajar.
> Assista ao vídeo com depoimentos e o impacto do programa na sala de aula:
Esse clima em sala de aula mostra os resultados de um programa que uniu a Secretaria da Educação do município de Farroupilha e a Sicredi Serrana, com sede em Carlos Barbosa. Desde 2017, o projeto Atitude Cidadã, que já existia em 22 escolas da rede municipal somando mais de 6 mil alunos, ganhou o aporte do programa de Educação Financeira da cooperativa de crédito, que inclui a formação dos professores na metodologia chamada de Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar (DSOP). O jogo Trilhas do Sonhos foi criado pela equipe da Sicredi e torna muito mais divertido assimilar o que deve ser uma cultura para o futuro.
Merlim lembra que as crianças aprendem desde sistema monetário, primeiros passos na educação e a economizar o dinheiro "para ter uma vida melhor e alcançar seus desejos e sonhos". O jogo, que lembra o Banco Imobiliário, presente na infância de muita gente, desenvolve o raciocínio lógico e insere temas como sustentabilidade. "Quando questiono se ganharam mesada dos pais e economizaram, a resposta é sempre positiva, e ainda trazem relatos de como fizeram e o que planejam com o dinheirinho. Muitos guardam para comprar um livro. O resultado está aparecendo."
O assessor de programas sociais da cooperativa, Gabriel Munchen, explica que a iniciativa se encaixa em um processo de gerar ações para fora da operação e estrutura da Sicredi, alcançando públicos como escolas, além da comunidade. O pacote inclui primeiro capacitar os professores para terem o subsídio da educação financeira "para depois transcender com o aluno". "Primeiro, o professor, e, depois, o aluno", define Munchen. Cátia Maria Tonin atua na orientação e apoio dos professores e reforça que antes eles precisam entender a importância da organização financeira pessoal. Os alunos são o alvo depois disso. "Se o professor consegue se organizar, isso reflete no bem-estar, pois fica mais tranquilo fazer a gestão de suas finanças", justifica Cátia.
A secretária de Educação do município, Elaine Giuliato, diz que o programa quer tornar as crianças e os adolescentes mais aptos para a vida. Por isso, a Sicredi entrou com tudo na parceria. Desde 2015, a cooperativa aciona ações voltadas a funcionários, associados e comunidade aplicando o conceito do DSOP. "É um projeto que dá muito prazer. O Brasil não é um país endividado? Quem sabe trabalhando desde cedo teremos outro país no futuro", acredita Elaine.
Leia mais sobre educação financeira para adultos na editoria de Economia
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia

EXPEDIENTE