Porto Alegre, terça-feira, 26 de outubro de 2021.
Dia do Trabalhador da Construção Civil. Dia da Democracia.
Porto Alegre,
terça-feira, 26 de outubro de 2021.
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Turismo

- Publicada em 26/10/2021 às 17h01min.

Embaixada dos EUA volta a emitir vistos para brasileiros

Consulado norte-americano informou que serão abertas novas vagas para 2021

Consulado norte-americano informou que serão abertas novas vagas para 2021


MARIANA ALVES/JC
Os Estados Unidos vão retomar a emissão de vistos para brasileiros, anunciou nesta terça-feira (26) a embaixada norte-americana em Brasília.
Os Estados Unidos vão retomar a emissão de vistos para brasileiros, anunciou nesta terça-feira (26) a embaixada norte-americana em Brasília.
Haverá abertura de novas vagas para agendamento de entrevistas ainda neste ano, mas a fila de espera para agendamentos deve "aumentar muito", disse Antonio Agnone, chefe da seção consular da embaixada. As entrevistas serão retomadas a partir de 8 de novembro, mesma data que os EUA começam a receber brasileiros totalmente imunizados.
"Estamos fazendo todo o possível para aumentar a disponibilidade, mas a fila pode aumentar e, quando abrirmos novas vagas, diminuir. É importante que a pessoa volte sempre para o sistema de agendamento", afirmou.
A emissão de novos vistos esteve praticamente interrompida desde maio de 2020, por conta da pandemia da Covid-19. Com o avanço da doença em território brasileiro, os norte-americanos estabeleceram restrições para viajantes provenientes do país - entre elas a proibição de entrada para quem tivesse passado pelo Brasil nas últimas duas semanas antes do ingresso nos EUA.
Para entrar nos EUA durante a pandemia, os brasileiros que tinham visto válido precisavam cumprir um período de 14 dias num terceiro país que não fosse alvo das restrições, como o México.
Até esta segunda (25), de acordo com as autoridades norte-americanas, não era possível realizar agendamento de entrevista do visto para 2021 por falta de vagas. Os cidadãos brasileiros podiam escolher datas em 2022 ou mesmo em anos subsequentes, mas não havia garantia de que os agendamentos seriam respeitados.
De acordo com Agnone e Tobias Bradfort, porta-voz da missão diplomática, a expectativa é dar vazão a essa fila represada. Nenhum dos dois, no entanto, estimou qual o tamanho da fila. "Começando no dia 8 de novembro, o processo de pedir de visto ou renovação vai ser regularizado, como ocorria antes da pandemia. Sabemos que a fila para pedir um visto pode ser muito prolongada, por isso é muito importante para todo mundo entender que, se você está pensando em viajar, é melhor pedir o visto agora. É melhor ter o visto na mão para não correr o risco de perder dinheiro na passagem".
Agnone e Bradfort detalharam ainda os novos requisitos para entrada nos Estados Unidos, que passam a valer também a partir de 8 de novembro: será preciso apresentar um comprovante de vacinação antes de embarcar - serão aceitos os imunizantes aprovados pelas autoridades sanitárias dos EUA e pela Organização Mundial da Saúde (OMS ), o que abarca todas as marcas aplicadas no Brasil -, com exceção de menores de 18 anos, e será preciso fazer teste para a Covid-19 antes do embarque.
Conteúdo Publicitário
Comentários CORRIGIR TEXTO