Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Internacional

- Publicada em 25 de Junho de 2021 às 19:48

Ex-policial que matou George Floyd é condenado a 22 anos e meio de prisão nos EUA

Do lado de fora da corte, houve comemoração pela condenação de Chauvin

Do lado de fora da corte, houve comemoração pela condenação de Chauvin


Kerem Yucel/AFP/JC
O ex-policial Derek Chauvin, que matou George Floyd ao prensar o pescoço da vítima com o seu joelho por mais de nove minutos em maio do ano passado, foi sentenciado a 22 anos e meio de prisão nesta sexta (25). Do lado de fora da corte em Minneapolis, Minnesota, houve comemoração. 
O ex-policial Derek Chauvin, que matou George Floyd ao prensar o pescoço da vítima com o seu joelho por mais de nove minutos em maio do ano passado, foi sentenciado a 22 anos e meio de prisão nesta sexta (25). Do lado de fora da corte em Minneapolis, Minnesota, houve comemoração. 
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/06/25/206x137/1_000_9d76fd-9347092.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'60d6566232bde', 'cd_midia':9347092, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/06/25/000_9d76fd-9347092.jpg', 'ds_midia': 'People react after learning the sentencing of former Minneapolis Police officer Derek Chauvin outside the Hennepin County Government Center on June 25, 2021 in Minneapolis, Minnesota. - Chauvin was sentenced to 22 and a half years in jail Friday for murdering African American George Floyd, a killing that sparked America's biggest demonstrations for racial justice in decades. "The sentence is not based on emotion or sympathy," said Judge Peter Cahill, handing down the term at a Minneapolis court after prosecutors sought a 30-year sentence. (Photo by Kerem Yucel / AFP)', 'ds_midia_credi': 'Kerem Yucel/AFP/JC', 'ds_midia_titlo': 'People react after learning the sentencing of former Minneapolis Police officer Derek Chauvin outside the Hennepin County Government Center on June 25, 2021 in Minneapolis, Minnesota. - Chauvin was sentenced to 22 and a half years in jail Friday for murdering African American George Floyd, a killing that sparked America's biggest demonstrations for racial justice in decades. "The sentence is not based on emotion or sympathy," said Judge Peter Cahill, handing down the term at a Minneapolis court after prosecutors sought a 30-year sentence. (Photo by Kerem Yucel / AFP)', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Manifestantes se emocionaram com a sentença na George Floyd Square em Minneapolis. FOTO: Kerem Yucel/AFP/JC
Chauvin, 45 anos, já estava detido em um centro penitenciário do estado de Minnesota desde meados de abril, quando foi condenado pela morte do ex-segurança negro. Ele também foi preso no ano passado, poucos dias depois do crime, mas deixou a cadeia após pagar fiança de US$ 1 milhão.
A sentença de 22 anos e meio se refere às três acusações pelas quais o ex-agente foi condenado: homicídio em segundo grau, homicídio em terceiro grau e homicídio culposo em segundo grau. "A sentença não é baseada em emoção ou na opinião pública. Mas quero destacar a dor que a família de Floyd está sentindo", declarou o juiz Peter Cahill ao proferi-la.
Durante a audiência, o procurador-geral assistente de Minnesota, Matthew Frank, reforçou que Chauvin usou força desproporcional contra um homem que clamava por sua vida. Enquanto era asfixiado, Floyd repetia a frase "não posso respirar". "Floyd foi tratado com crueldade. Todos vimos", disse o procurador. Ele acrescentou que crianças e jovens de 9 a 17 anos assistiram à violência, o que agrava o caso.
O advogado de defesa, Eric Nelson, argumentou que a condenação se deu em meio a um momento polarizado socialmente e que a Justiça não deveria ser contaminada pela opinião pública. "Minha esperança sincera é a de que, quando a poeira baixar, o impacto na comunidade traga um debate de princípios e deixe um efeito positivo em Minneapolis e nos Estados Unidos."
Familiares de Floyd também foram ouvidos. Brandon Williams disse que a morte do tio demonstrou a total falta de consideração pela vida humana. "O repentino assassinato nos traumatizou para sempre. Vocês podem nos ver chorar, mas toda a extensão da nossa dor e do nosso trauma nunca será vista a olho nu."
A mãe de Chauvin, Carolyn Pawlenty, por sua vez, em uma de suas poucas declarações públicas, afirmou que seu filho foi um policial dedicado por 19 anos. "Derek é calmo e altruísta. Sempre colocou os outros à sua frente. O público nunca saberá o homem amável que ele é, mas nossa família sabe."
Era esperado que Chauvin se negasse a falar. Ao ser chamado, o ex-policial disse apenas que gostaria de prestar seus sentimentos à família de Floyd e que esperava que eles encontrassem paz em breve.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/06/25/206x137/1_000_9d74mn-9347114.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'60d65c14c54a6', 'cd_midia':9347114, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/06/25/000_9d74mn-9347114.jpg', 'ds_midia': 'This grab from video courtesy of Court TV shows former policeman Derek Chauvin speaking facing the camera as he heard his sentence in the Hennepin County Government Center on June 25, 2021 in Minneapolis, Minnesota. Former policeman Derek Chauvin was sentenced to 22 and a half years in jail Friday for murdering African American George Floyd, a killing that sparked America's biggest demonstrations for racial justice in decades.  "The sentence is not based on emotion or sympathy," said Judge Peter Cahill, handing down the term at a Minneapolis court after prosecutors sought a 30-year sentence.    POOL VIA COURT TV / AFP', 'ds_midia_credi': 'POOL VIA COURT TV/AFP/JC', 'ds_midia_titlo': 'This grab from video courtesy of Court TV shows former policeman Derek Chauvin speaking facing the camera as he heard his sentence in the Hennepin County Government Center on June 25, 2021 in Minneapolis, Minnesota. Former policeman Derek Chauvin was sentenced to 22 and a half years in jail Friday for murdering African American George Floyd, a killing that sparked America's biggest demonstrations for racial justice in decades.  "The sentence is not based on emotion or sympathy," said Judge Peter Cahill, handing down the term at a Minneapolis court after prosecutors sought a 30-year sentence.    POOL VIA COURT TV / AFP', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '411', 'align': 'Left'}
No tribunal, ex-policial disse apenas que gostaria de prestar seus sentimentos à família de Floyd. FOTO: POOL VIA COURT TV / AFP
Para casos como o do ex-agente, em que o réu não tem antecedentes criminais, a lei estadual recomenda 12 anos e meio de prisão para cada acusação de homicídio e cerca de 4 anos para a de homicídio culposo.
Os promotores estaduais haviam pedido 30 anos de detenção para Chauvin, sob o argumento de que ele "cometeu um assassinato brutal, traumatizou a família da vítima e gerou um choque na consciência da nação". Era esperado, entretanto, que o juiz Peter Cahill, do condado de Hennepin, responsável por determinar a pena, aplicasse sentença maior.
Em maio, o magistrado acatou quatro fatores agravantes apresentados pela Promotoria para justificar o aumento da sentença: 1) Chauvin abusou de uma posição de confiança e autoridade, já que era policial; 2) o ex-oficial tratou Floyd com crueldade particular; 3) crianças estavam presentes no momento da agressão; 4) o crime foi cometido em grupo, com a participação de outros três agentes.
Horas antes de a sentença ser anunciada, Cahill ainda negou uma moção da defesa para que um novo julgamento fosse marcado. O advogado Eric Nelson, conhecido em Minneapolis por representar policiais acusados de má conduta, argumentava que a Promotoria teria intimidado as testemunhas e que a ampla cobertura da mídia teria prejudicado um julgamento justo do caso de seu cliente.
O magistrado, por sua vez, respondeu que o réu não conseguiu demonstrar que o tribunal abusou ou cometeu erros de modo a privá-lo do seu direito constitucional a um julgamento justo.
A condenação de Chauvin um ano e um mês após a morte de Floyd é uma conquista da onda de protestos antirracistas que tomaram as ruas dos EUA e de outros países e também cria um precedente importante para os norte-americanos, já que o país é conhecido pela impunidade da violência policial.
Mas a medida também é acompanhada por episódios que lembram os desafios a serem enfrentados pelos EUA no combate ao racismo estrutural. Nesta quinta, às vésperas da audiência que determinou a sentença de Chauvin, o nome de um grupo de extrema direita foi pichado em duas estátuas erguidas em homenagem a George Floyd, nos estados de Nova York e de Nova Jersey.
A morte do ex-segurança gerou uma onda de protestos que se espalhou por dezenas de cidades dos EUA e outras partes do mundo. Floyd foi lembrado em atos na África, na Ásia, na Europa e também no Brasil. O caso virou um símbolo do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam).
Os três outros ex-oficiais acusados de cumplicidade no homicídio de Floyd devem ser julgados em 2022.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO