Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

clima

- Publicada em 16 de Maio de 2022 às 13:16

Às vésperas do ciclone no RS, companhias gaúchas ainda definem planos de contingência

Temperaturas baixas e ventos intensos atingem RS a partir desta terça, incluindo Porto Alegre

Temperaturas baixas e ventos intensos atingem RS a partir desta terça, incluindo Porto Alegre


MARCO QUINTANA/JC
Fernanda Soprana
Atualizada às 12h em 17 de maio de 2022
Atualizada às 12h em 17 de maio de 2022
O Rio Grande do Sul terá um visitante indesejado nesta semana — um ciclone, que deve atingir o solo gaúcho entre esta terça (17) e quarta-feira (18), acompanhado de uma massa de ar gélida e ventos intensos de longa duração. Às vésperas do dia de chegada, as companhias de energia elétrica do Estado ainda não divulgaram planos de contingência.
O fenômeno é considerado "atípico" pelos especialistas trazer circunstâncias de alto risco aos gaúchos, segundo alerta emitido pela MetSul Meteorologia no domingo (15). Ainda existem incertezas quanto à evolução do ciclone, mas, de acordo com a empresa, o conjunto de dados permite antecipar a possibilidade de ventos fortes a intensos nas regiões Sul e Leste do Estado— nesta última, é situada Porto Alegre.
A previsão é que as temperaturas despenquem e ventos atinjam até 140 km/h, capazes de gerar danos estruturais e transtornos em serviços públicos. Um dos serviços mais prejudicados por essas situações é o fornecimento de energia elétrica, o que deixa boa parte dos gaúchos desamparados em meio ao caos climático.
Questionada pelo Jornal do Comércio na manhã desta segunda-feira (16) sobre as ações que pretende tomar com relação ao ciclone, a CEEE Equatorial afirma:
"A CEEE Grupo Equatorial recebeu no domingo (15), por meio de seu sistema de previsão com análises do Climatempo, o aviso de ciclone subtropical previsto pra madrugada de quarta-feira (18). Dentro do já previsto Plano de Contingência, a companhia de energia estudará, no início da semana, a melhor forma de atender as ocorrências, com rápida mobilização de equipes de operação e manutenção".
A empresa não respondeu sobre as datas em que serão definidos os esforços nem informou se haverão equipes de plantão nos próximos dias.
O JC solicitou as mesmas informações à Rio Grande Energia (RGE). A companhia emitiu o seguinte posicionamento oficial: "a RGE informa que tem plano de contingência permanente para atendimento aos clientes em casos de eventos climáticos severos. Inclusive dispõe de serviço de meteorologia, que fornece a previsão do tempo. No entanto, não há como projetar o que irá acontecer numa previsão de chuvas e ventos, uma vez que se trata de situações que fogem ao controle da distribuidora".
Fortes temporais atingiram a Região Metropolitana de Porto Alegre em abril deste ano e, como consequência, afetou o fornecimento de luz à população. Milhares de clientes da CEEE Equatorial ficaram sem energia elétrica por dias. A companhia desrespeitou o prazo estipulado pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) para prestar informações, o que resultou em multa de R$ 3,4 milhões.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO