Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 14 de Outubro de 2018 às 17:27

Idosos ficam sem atividade física após transferência de professores em Porto Alegre

Idosos da Praça Darcy Azambuja fazem ginástica e reclamam de corte de atividades

Idosos da Praça Darcy Azambuja fazem ginástica e reclamam de corte de atividades


PATRÍCIA COMUNELLO /ESPECIAL/JC
Patrícia Comunello
A aposentada Eliana Souza conta: “Descobri que sou hipertensa através da atividade na praça. Tinha pressão alta e não sabia. Graças ao professor Fabio, que media pressão e pulso na caminhada orientada, que acabei indo ao cardiologista e fui medicada. Agora ele não tá mais aqui”. O desabafo de Eliana é seguido por outros alunos que faziam caminhada, consciência corporal e dança circular na Praça Darcy Azambuja, na zona leste de Porto Alegre, e agora estão sem as atividades. Outras tiveram redução na frequência, devido ao retorno a escolas de educadores físicos cedidos à antiga Secretaria de Esportes, que coordenava os projetos em praças, ginásios e parques da Capital.
A aposentada Eliana Souza conta: “Descobri que sou hipertensa através da atividade na praça. Tinha pressão alta e não sabia. Graças ao professor Fabio, que media pressão e pulso na caminhada orientada, que acabei indo ao cardiologista e fui medicada. Agora ele não tá mais aqui”. O desabafo de Eliana é seguido por outros alunos que faziam caminhada, consciência corporal e dança circular na Praça Darcy Azambuja, na zona leste de Porto Alegre, e agora estão sem as atividades. Outras tiveram redução na frequência, devido ao retorno a escolas de educadores físicos cedidos à antiga Secretaria de Esportes, que coordenava os projetos em praças, ginásios e parques da Capital.
Até agora 14 de 34 cedidos deixaram as atividades, mas todos serão transferidos, diz a Secretaria Municipal de Educação (Smed). Na Darcy Azambuja, mais de 300 adultos fazem exercícios entre diários e semanais. "Se tirar essas atividades, vai ter mais doença, menos saúde, mais violência”, alerta o Humberto Quevedo, da associação dos moradores que ajuda a cuidar do local, incluindo compra de materiais, lanches para crianças que fazem projetos recreativos. A retirada afeta de crianças aos idosos, diz Quevedo, lembrando de esportes com jovens da comunidade e turmas de escolas da região.
A titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esportes (SMDSE), que assumiu atribuições da antiga pasta de Esportes, Denise Russo, havia assegurado ao Jornal do Comércio que os moradores não seriam prejudicados. Levantamento obtido pelo JC com os 16 locais que são atingidos pela medida indica que já estão ocorrendo suspensão de aulas e reduções na frequência. Na Capital, são mais de 2,5 mil alunos que fazem aulas semanalmente, a maioria adultos e com mais de 60 anos. Em 2017, cerca de 130 mil pessoas frequentaram atividades e eventos. Grupos já protestaram com abraço ao ginásio Tesourinha para cobrar a suspensão da transferência.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2018/10/14/206x137/1_idosos-8506872.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5bc38879db40e', 'cd_midia':8506872, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2018/10/14/idosos-8506872.jpg', 'ds_midia': 'Professores de educação física - transferidos de atividades em parques, praças e ginásios em Porto Alegre - alunos sem aulas - idosos - Praça Darcy Azambuja na zona leste de Porto Alegre - mobilização para repor professores', 'ds_midia_credi': 'PATRÍCIA COMUNELLO /ESPECIAL/JC', 'ds_midia_titlo': 'Professores de educação física - transferidos de atividades em parques, praças e ginásios em Porto Alegre - alunos sem aulas - idosos - Praça Darcy Azambuja na zona leste de Porto Alegre - mobilização para repor professores', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '600', 'align': 'Left'}
Na quinta-feira passada, representantes das comunidades onde são feitos os projetos lotaram uma audiência com o Ministério Público Estadual. Foram feitos relatos dos prejuízos, entregues abaixo-assinados de diversos locais e pedido providências urgentes. O promotor de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos, Edes Ferreira Santos Cunha, diz que instaurou investigação há duas semanas, após um idoso fazer denúncia de “desmonte da política”. “Ouvimos as reclamações e vamos anexar à investigação. Também já pedi explicações à prefeitura”, adiantou Cunha. “Vamos avaliar a legalidade ou não de solicitar os professores e se há alguma afronta aos direitos dos idosos”, disse o promotor.
O Estatuto do Idoso, de 2003, assegura acesso a atividades de esporte e lazer e indica a relação com a saúde. Recentemente, um documento divulgado pela Justiça gaúcha indicou o crescimento da população com mais de 60 anos e a necessidade de investir nos cuidados. Cunha citou que há muitos dispositivos programáticos no estatuto, e que é preciso ver o que está sendo interrompido.
A vereadora do PT que acompanha a mobilização Sofia Cavedon defende que o MP busque uma tutela coletiva para evitar a redução de direitos. Sofia alerta ainda que a retirada de professores pode inviabilizar a abertura de piscinas públicas no verão. "É uma irresponsabilidade com uma política que dá muito certo, que tira muitos idosos de condições como não ter mobilidade”, critica a vereadora. "As pessoas se matriculam em aulas semestrais e até contribuem para manter os locais”, adverte a vereadora.
Nesta segunda-feira, durante a sessão na Câmara de Vereadores que homenageará o Dia do Professor, os grupos vão ao Legislativo para protestar e reconhecer o trabalho dos educadores. "Queremos todos de volta", dizem os alunos da Darcy Azambuja. A SMDSE tem 59 professores de educação física em seu quadro, herança da antiga pasta de Esportes. Saindo os 34 da Smed, o grupo de educadores fica 40% menor. “E estamos falando de profissionais que se especializaram para lidar com idosos, que não é fácil formar”, atenta a vereadora. São atividades desde tênis, ioga, ginástica, caminhada e dança circular que estão sendo suprimidas.
 
1) Cléber Andrade: 20 horas, coordenador do Parque Ramiro, Bonde da Cidadania ,coordenação e atendimento crianças vulnerabilidade social ,foi para Escola infantil na Restinga.
2)Cleizi Zanatte: 40 horas, Ginásio Tesourinha, faltando 25 dias para entrar em licenças pré aposentadoria
3)Gilberto Bisso: 20horas, Parque Tenístico , Beach tênis, turmas jovens, adulto, idoso. Foi para Escola Victor Issler,com função de coordenação de turno.
4)Luis Felipe Silveira : Tesourinha 20 horas : aulas de dança para 2 turmas de 45 pessoas (idosos e adultos) e um grupo de convivência com 30 alunos idosas.
Foi transferido para uma escola no bairro Intercap, especializada em alunos surdos. O professor não tem capacitação em Libras.
5)Fábio Canto:
30h na praça Darcy Azambuja:
2 turmas de ginástica para adultos e idosos
Avaliação fisica (adultos e idosos)
Orientação de caminhada (adultos e idosos)
2 turmas de futsal de (10 a 14 anos)
10h no Parque Tamandaré:
2 turmas de ginástica para adultos
Foi designado para duas escolas:
20h EMEF Dep Marcirio Goulart Loureiro
20h EMEF Porto Novo para Coordenação de turno
6) Gilberto Aguiar : 20 horas Pq. Ramiro Souto, Tamandaré e Ararigboia , turmas de ritmos, ginástica e alongamento para adultos e idosos , vai se aposentar em 40 horas final do ano. Com 20h , poderia continuar com turmas de dança nos parques.
Designado coordenador de turno no cmet Paulo Freire
7) Heloisa Silveira : 20h Tesourinha.
2 Turmas de Yoga Terapêutica, totalizando 65 alunos, sendo a maioria idosos.
2 Turmas de Beach Tennis com 14 alunos, maioria idosos.
Foi designada para Escola Marcirio Loureiro. Apresenta-se dia 15/10.
8) Benhur: Cegeb :3 turmas de Pilates, 3 turmas de ginástica, adultos e idosos
Foi para escola Senador Alberto Pasqualini, suprir vaga de bibliotecária,mas eu não aceitou a vaga.
9) Cíntia Kovara:
40h
10h Praça Darcy Azambuja:
1 turma de Dança Circular para adultos e idosos
1 turma de Consciência corporal para adultos e idosos
1 turma de ginástica artística (6 a 10 anos)
Cegeb: Duas aulas por semana de dança circular, adultos e idosos de 1 hora por aula
Tesourinha : dança circular (adultos e idosos)
Ônibus Brincalhão: 10horas (crianças e adolescentes)
Foi para Ildo Meneghetti - substituição temporária de professora que está em licença-saúde prolongada ,que retorna no final do ano, portanto a Cíntia ficará sem está vaga até final do ano
10) Fabiano: 20h no Parque Alim Pedro
turmas de futebol (crianças e adolescentes)
Foi para EMEB Liberato na EJA.
11) Eduardo Meurer:
20h:
3 turmas de musculação
2 turmas de ginástica para adultos e idosos
Apoio na parte operacional junto ao coordenador de turno no Judith;
EJA, só tem atendimento para 10 horas. Ontem atendeu uma turma de 4 alunos
12) Hamilton Toldo dos Santos:
40horas
Gerência de futebol: coordenação da região norte do programa Em Cada Campo uma Escolinha (12 escolinhas) e do curso de arbitragem comunitária (35 alunos). Coordenação técnica do campeonato municipal de futebol de várzea e da comissão disciplinar.
Foi para escola Chico Mendes. 03 turmas + coordenação de turno. Possibilidade de EJA.
13) Patrícia Schneider:20horas, CEVI, turmas de ginástica, alongamento, (adultos e idosos)
14) Ricardo Proença:
Pq. Alim Pedro turmas: Futebol Pré-mirim e mirim, Dia de Brincar, Tênis e Basquete.
(crianças, adolescentes e jovens)
Pq. Mascarenhas de Moraes: câmbio (adulto e idosos)
Foi para o Antônio Giúdice na vaga do Laboratório de Aprendizagem...
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO