Porto Alegre, ter�a-feira, 21 de janeiro de 2020.
Feriado nos EUA: Dia de Martin Luther King.

Jornal do Com�rcio

Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Pr�mio Exporta��o ADVB

COMENTAR | CORRIGIR

CATEGORIAS QUALITATIVAS

Not�cia da edi��o impressa de 18/06/2019. Alterada em 08/06 �s 00h00min

Exicon Trading deve crescer 10% em volume de neg�cios

Em 2018, companhia teve crescimento de 22% nas exporta��es, com destaque para madeiras e compensados de pinus (56%), cal�ados (19%) e m�veis (15%)

Em 2018, companhia teve crescimento de 22% nas exporta��es, com destaque para madeiras e compensados de pinus (56%), cal�ados (19%) e m�veis (15%)


EXICON/DIVULGA��O/JC
Caren Mello
 
 
A Exicon Trading é especializada em comércio exterior. Há 30 anos, atua como facilitadora para pequenas e médias empresas colocarem seus produtos no exterior de forma segura. São 90 colaboradores com experiência em exportação e importação, em Porto Alegre e Itajaí (SC).
A empresa atua com ênfase no setor coureiro-calçadista, moveleiro, madeiras, compensados de pinus entre outros. Em 2018, teve um crescimento de 22% nas exportações, com destaque para madeiras e compensados de pinus (56%), calçados (19%) e móveis (15%).
Os países de destino foram Alemanha, Holanda, Irlanda, Reino Unido, Estados Unidos, Chile, Colômbia, Austrália, França, Uruguai e África do Sul. Para 2019, a expectativa é crescer 10% em volume de negócios, uma vez que, em 20018, em relação a 2017, o crescimento das exportações foi de 7% (em dólares) e 22 % (em reais).
A empresa recebeu o Prêmio Exportação RS da Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil (ADVB), na categoria Destaque Empresas Comerciais e Trading Companies, pela 17ª vez consecutiva. "Apesar de uma economia suscetível a um ritmo de crescimento stop and go, que alterna fases de crescimento mais baixo e outras com um maior dinamismo, e da forte volatilidade do dólar, o que para uma trading de comércio exterior tem um custo significativo, nós conseguimos nos defender", avalia Alexandre Bücker de Souza, diretor-geral da empresa.
Desde a sua fundação em 1989, a empresa vem expandindo seus negócios em vários países do mundo. Em grande parte, segundo Souza, devido a uma das expertises que faz parte do DNA do grupo: a rede internacional de networking construída junto a agentes de exportações. "Os clientes buscam segurança tanto na parte financeira como na logística. Querem que o produto dele seja embarcado, aqui no Brasil, e levado ao cliente final. E nós somos experientes em soluções integradas", afirma.
Em 2018, a corrente de comércio internacional e as operações de cobertura de risco de crédito somaram US$ 227 milhões, dos quais US$ 145 milhões de exportações. Entre os clientes da empresa se destaca a presença de mais de 60 pequenas e médias empresas que juntas empregam cerca de 9 mil colaboradores. Em muitas delas graças à Exicon foi possível migrar do mercado interno que estava em queda para o mercado externo.
Além da trading, o grupo Exicon opera por meio de suas subsidiárias Comércio e Distribuição de Mercadorias (Codime), responsável pela gestão completa de aquisição de mercadorias no exterior, que, em 2018, apresentou um crescimento de 27%; Exicon Soluções Logísticas (7% de crescimento) Fomento Mercantil, que oferece capital de giro através do Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FDIC), que apresentou uma evolução de 30% sobre 2017.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia