Líder de mercado na fabricação e fornecimento de semieixos homocinéticos para automóveis e veículos leves, a GKN do Brasil, com sede em Porto Alegre, é referência para outras plantas da empresa no mundo. A qualidade de seus produtos, aliada a um parque fabril com quase 300 mil metros quadrados e funcionários engajados, foram responsáveis pela exportação, em 2018, de 35% de sua produção para países como Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Índia e México. No mesmo ano, a empresa desenvolveu novos produtos para aplicação em projetos internacionais como Mercedes Classe C, BMW série 5 e Nova geração Camaro, entre outros.
No Brasil desde 1974, as unidades da Capital e de Charqueadas atendem cerca de 80% do mercado nacional. De acordo com o diretor de Operações, Ignacio Blanco, os negócios da empresa mantiveram-se estáveis, mesmo com as adversidades. "Nossos clientes reconhecem a qualidade dos nossos produtos e valorizam nossa parceria, alguns há aproximadamente 40 anos", observa Blanco. A forte presença no mercado externo, segundo ele, contribui para essa estabilidade, embora, esporadicamente, alguns ajustes sejam feitos com foco na estratégia do negócio. "A qualidade dos nossos produtos e serviços conquistaram o reconhecimento internacional e isso faz com que tenhamos boas perspectivas para o futuro", acrescenta.
No Brasil há 45 anos, a empresa conta com 2,1 mil colaboradores que produzem diariamente itens de transmissão automotiva feitos com base nos mais rigorosos padrões de qualidade. O foco na excelência de seus produtos também rendeu à GKN do Brasil prêmios nacionais e internacionais, como o Prêmio Toyota de Excelência em Qualidade por seis anos consecutivos, sendo o último em 2019.