Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Plano de Voo

- Publicada em 31 de Outubro de 2021 às 11:37

Como é feita a série Plano de Voo que percorre ligações aéreas no RS

A série Plano de Voo busca mostrar como é a aviação comercial regional no Rio Grande do Sul a partir da experiência de percorrer as ligações existentes em outubro de 2021, ofertadas pela companhia Azul. A ideia é viver a mesma situação que passageiros encaram ao embarcar em Porto Alegre e seguir para o destino, um dos 12 que são ofertados, e também no caminho inverso, para seguir à Capital.
A série Plano de Voo busca mostrar como é a aviação comercial regional no Rio Grande do Sul a partir da experiência de percorrer as ligações existentes em outubro de 2021, ofertadas pela companhia Azul. A ideia é viver a mesma situação que passageiros encaram ao embarcar em Porto Alegre e seguir para o destino, um dos 12 que são ofertados, e também no caminho inverso, para seguir à Capital.
Enquanto os passageiros comuns, com diferentes motivos para viajar, descem da aeronave e seguem para seus compromissos, a jornalista Patrícia Comunello acelera o ritmo para tomar depoimentos, registrar imagens em vídeos e fotos dos terminais e pista. O conteúdo une as duas dimensões do transporte aéreo: a demanda e a infraestrutura. 

Repórter conta a seguir como surgiu a ideia e a execução:

"Desde que a Azul passou a operar as rotas regionais dentro do Rio Grande do Sul, ou as rotas chamadas de subregionais, desde 2019 e com mais força em 2020 - depois teve interrupção por causa da pandemia -, e voltou com tudo em agosto deste ano, vinha pensando em fazer a reportagem. Mas teria de ser vivenciando, entendendo como é fazer cada rota. Chegar no aeroporto, fazer check-in, passar pelo portão de embarque, mostrar o bilhete e subir na aeronave.
Não tinha ideia de como seria isso para uma malha com este perfil e ainda mais usando aviões menores, com motor turbo-hélice. Além, é claro, da curiosidade ara saber quem estava embarcando nestas "aventuras" de retomada da aviação de interior, aquela que a antiga Varig percorreu nos primórdios.
Em agosto, fiz a cobertura da largada de oito destinos do braço da Azul Conecta, a partir do voo inaugural para Bagé, no Aeroporto Internacional Salgado Filho. Foi uma cerimônia com discursos e expectativas. Estavam o governador Eduardo Leite, deputados, secretários, representantes da Fraport Brasil, concessionária do Salgado Filho, e executivos da Azul. Claro, também os primeiros passageiros. A matéria está aqui
Naquele dia, provoquei o assessor da Presidência da Azul para Assuntos Institucionais, Ronaldo da Silva Veras: "Tenho uma super vontade de percorrer todos os destinos para ver como é". De pronto, Veras, que pela primeira vez me via e falava comigo, assim como eu, respondeu: "Vamos fazer". O que eu precisava era desse sinal verde: poder fazer os voos, sem custo. Para a companha, também despertou interesse porque seria um jeito de mostrar a aviação em plena ativação, podendo atrair mais usuários.
Bom, a partir dali comecei a imaginar o roteiro. Em função de outras agendas e coberturas, o Plano de Voo, nome singelo e exatamente com a pegada do que pensei em fazer e que precisaria, afinal, ter um mapa de como executar. Em outubro, contatei um dos assessores de imprensa da Azul, enviei o "plano", com dias e cada destino, alguns deles previa mais de um no mesmo dia. Minha ideia era fazer tudo em dez dias, considerando que, em alguns deles, não seria possível, pois os voos não são diários.
A série "pegou vento", como diz o nosso editor-chefe, Guilherme Kolling, porque a Azul ampliou a frequência dos destinos para semanal e alguns até diários. Ou seja, o painel de voos da aérea só me beneficiou. Fazer mais de um destino em 24 horas e engrenar uma sequência de percursos seriam viáveis.  
Confesso que não foi tão fácil montar a agenda do Plano de Voo. Tudo porque precisava encaixar os dias e horários e ainda a disponibilidade. Sim, tem destinos que lotam. Hoje são dois tipos de aeronaves que fazem a malha: o ATR de 70 assentos, um típico avião para rotas regionais, e o Grand Caravan, da Cessna, com nove lugares. 
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/10/19/206x137/1_plano_voo_sao_borja-9446526.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'616ef8549d148', 'cd_midia':9446526, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/10/19/plano_voo_sao_borja-9446526.jpg', 'ds_midia': 'Série Plano de Voo - primeiro dia - 18 de outubro - saída de Porto Alegre para São Borja - avião da Azul - Grand Caravan - aviação - Patrícia Comunello ', 'ds_midia_credi': 'PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC', 'ds_midia_titlo': 'Série Plano de Voo - primeiro dia - 18 de outubro - saída de Porto Alegre para São Borja - avião da Azul - Grand Caravan - aviação - Patrícia Comunello ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '601', 'align': 'Left'}
Primeiro voo (18/10, às 7h10min): saindo do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, para São Borja 
Em 14 de outubro, o assessor deu o ok (os dias anteriores foram tensos, pois havia mandado a agenda, com os 12 voos, e o Bruno não tinha visto na escalada de mensagens no WhatsApp - achei que meu Plano de Voo não iria nem decolar). O assessor super confirmou, e o primeiro sairia no dia 18, quatro dias depois, às 7h10min, para São Borja. No mesmo dia, outro para Santa Cruz do Sul. Ia ser emocionante!
O resumo ou melhor a construção da pauta, que teria de ter os voos, é este. De 18 a 22 de outubro, fiz sete destinos. Na semana seguinte, teriam de vir mais cinco. Algumas dificuldades surgiram, devido à lotação de voos e também para conciliar dias e frequências, mudou um pouco o calendário inicial: em vez de encerrar em 28 de outubro, a série, pelo menos o que é no ar, vai até 2 de novembro, com a última escala prevista para Santa Rosa, de Grande Caravan, em grande estilo. 
Em cada destino, histórias dos passageiros, como são as condições de terminais, pistas e aeroportos para pousos e decolagens. Acompanhe no site do Plano de Voo
Os detalhes dos 12 destinos e 24 voos entre Porto Alegre e o interior:
OUTUBRO
Dia 18: VIAJADO
  • São Borja: às 7h10min. Volta: às 9h45min. Duração de cada voo: 2 horas e 5 minutos. Veja como foi
  • Santa Cruz do Sul: às 14h55min. Volta: às 16h05min. Duração de cada voo: 45 minutos, Veja como foi
Dia 19: VIAJADO
  • Vacaria: às 14h40min. Volta: às 16h05min. Duração de cada voo: 1 hora e 5 minutos. Veja como foi
Dia 20: VIAJADO
  • Erechim: às 17h35min. Volta: às 19h25min. Duração de cada voo: 1 hora e 15 minutos. Veja como foi
Dia 21: VIAJADO
  • Canela: às 12h20min. Volta: às 13h20min. Duração de cada voo: 35 minutos. Veja como foi 
  • Santa Maria: às 15h45min. Volta: às 17h35min. Duração de cada voo: 1 hora e 5 minutos. Veja como foi 
Dia 22: VIAJADO
  • Santo Ângelo: às 10h50min. Volta: às 12h55. Duração de cada voo: 1 hora e 5 minutos. Veja como foi 
Dia 27: VIAJADO
  • Bagé: às 21h25min. Volta: às 5h (dia seguinte). Duração de cada voo: 1 hora e 25 minutos. Veja como foi
Dia 28: VIAJADO
  • Uruguaiana: às 10h35min. Volta: às 13h10min. Duração de cada voo: 1 hora e 50 minutos. Veja como foi
Dia 29: VIAJADO
  • Pelotas: às 15h55min. Volta: às 17h35min. Duração de cada voo: 40 minutos (houve atraso para checar problemas com o avião - saída de Porto Alegre foi às 17h16min, e de Pelotas, às 18h35min)Veja como foi
Dia 30: VIAJADO
  • Alegrete: às 7h10min. Volta: às 9h30min. Duração de cada voo: 2 horas e 10 minutos. Veja como foi
NOVEMBRO
Dia 2 de novembro:
  • Santa Rosa: às 17h45min. Volta: às 20h.Duração de cada voo: 1 hora e 40 minutos
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO