Porto Alegre, quarta-feira, 29 de agosto de 2018.
Dia Nacional do Combate ao Fumo.

Jornal do Comércio

COMENTAR | CORRIGIR

exponotas

Notícia da edição impressa de 29/08/2018. Alterada em 28/08 às 00h00min

Produtores de Anta Gorda e Farroupilha ganham concurso leiteiro de 2018

Criadores vencedores receberam ontem o tradicional 'banho de leite'

Criadores vencedores receberam ontem o tradicional 'banho de leite'


/JM ALVARENGA/GADOLANDO/DIVULGAÇÃO/JC
Os produtores Diogo Ferraboli e Itamar Tang foram premiados com o tradicional "Banho de Leite" ontem, na Expointer 2018. Eles foram os vencedores do concurso leiteiro promovido pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Quinze fêmeas participaram do julgamento.
"O banho curou toda a canseira", afirmou Ferraboli, que comemorou o primeiro lugar na categoria Adulta. O exemplar, de cinco anos, da propriedade da família, em Anta Gorda, alcançou 76,590 quilos de leite produzidos durante as 24h de acompanhamento das ordenhas da competição. "Há vinte anos começamos essa atividade com as vacas de leite e trabalhamos dia e norite para conseguir esse resultado, sempre procurando evoluir o acasalamento e a genética dos animais", destacou. De acordo com ele, o mesmo exemplar foi premiado na categoria Jovem, no concurso realizado na Expointer 2016.
Segundo Itamar Tang, vencedor na categoria Jovem, o segredo para produzir tanto é "investimento genético, sanidade, amor pelo que se faz, muito capricho, uma dieta equilibrada e orientação técnica adequada", explicou. Seu exemplar, de três anos totalizou 65,880 quilos de leite no concurso. Este foi o quinto campeonato que a família de Farroupilha participa.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia