Porto Alegre, quarta-feira, 29 de agosto de 2018.
Dia Nacional do Combate ao Fumo.

Jornal do Com�rcio

COMENTAR | CORRIGIR

EXPONOTAS

Not�cia da edi��o impressa de 29/08/2018. Alterada em 28/08 �s 00h00min

Entidades discutem propostas para desenvolvimento da log�stica�ga�cha

Entidades representativas dos setores produtivos do Estado e empres�rios estiveram reunidos na Casa da Farsul, no Parque Assis Brasil,�ontem, para discutir os desafios de log�stica para o escoamento da produ��o do Estado. As entidades discutiram propostas a serem levadas ao poder p�blico para viabilizar o desenvolvimento dos principais modais de transporte.

Sobre a quest�o das ferrovias, o grupo discutiu o fato de que apenas 1.823 km da malha ga�cha est� apta, em um universo de 3.259 km de trilhos existentes. Desta forma, apenas 6% das cargas s�o movimentadas por este modal. Na reuni�o, foi discutido o apoio a um documento a ser encaminhado ao governo federal, que pede a revis�o dos planos de prorroga��o da concess�o de explora��o ferrovi�ria que est� atualmente com a Rumo Log�stica, tendo em vista que a empresa tem promovido a desativa��o de ramais, cortando inclusive as liga��es com o Mercosul.

Tamb�m foram discutidas as propostas do Hidrovias RS, grupo que estimula o desenvolvimento deste modelo de transporte. O grupo incentiva a mobiliza��o de esfor�os dos setores p�blico e privado para a atra��o de empreendimentos no entorno dos rios naveg�veis, para assim viabilizar este modal. Tamb�m � solicitado um modelo de servi�o de dragagem que possibilite a navega��o segura destes canais.�

Em rela��o �s rodovias, foi discutido o preju�zo em fun��o da falta de duplica��o de estradas federais e demora para a finaliza��o de obras j� em execu��o, como por exemplo a BR-116. Os problemas seriam decorrentes do impacto do aumento nos custos da mat�ria-prima.

COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia