Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Varejo

- Publicada em 21 de Janeiro de 2022 às 11:55

Rede de Lojas Ughini encerra as atividades em sua última filial

Última loja da rede fica na rua Voluntários da Pátria, e opera em regime de venda de estoque

Última loja da rede fica na rua Voluntários da Pátria, e opera em regime de venda de estoque


LUIZA PRADO/JC
Bárbara Niedermeyer
A última loja da rede Ughini, localizada na rua Voluntários da Pátria, 352, em Porto Alegre, encerrará suas atividades nos próximos dias. No momento, a loja está operando apenas para eliminar todo o estoque de produtos que ainda resta.
A última loja da rede Ughini, localizada na rua Voluntários da Pátria, 352, em Porto Alegre, encerrará suas atividades nos próximos dias. No momento, a loja está operando apenas para eliminar todo o estoque de produtos que ainda resta.
A tradicional rede que completaria 95 anos de funcionamento em 2022 ainda não anunciou os motivos que levaram ao fechamento das portas. O setor administrativo da loja informou que a unidade localizada na Voluntários da Pátria era a última ainda operante da rede, que já chegou a ter filiais nas cidades de Canoas e Cachoeirinha.
O fechamento surpreendeu os moradores da Capital e setores do varejo. Ainda não há informações sobre o contingente operacional que atuava na loja, nem sobre até quando operará no regime de venda de estoque. 
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec) já está trabalhando para garantir os direitos dos funcionários da empresa. De acordo com o presidente do Sindec, Nilton Neco, no final da manhã desta sexta-feira (21), um acordo foi assinado junto aos funcionários e com a direção da empresa , relativo ao aviso prévio e à rescisão, para que os funcionários pudessem retirar o fundo de garantia e encaminhar o seguro desemprego. Cerca de 120 funcionários assinaram o acordo, relativo à Ughini e à Usacon Indústria de Confecções Ltda.
Neco ainda ressalta que o restante dos valores das verbas rescisórias estarão sendo buscadas pelos trabalhadores de maneira judicial.
História 
A Ughini S/A foi  inaugurada no dia 4 de junho de 1927, na localidade de Sede Teixeira, hoje município de Tapejara, a 50 quilômetros de Passo Fundo. Com o nome Ughini, Bertoldo e Cia Ltda, dedicava-se ao comércio de secos e molhados, ferragens e, principalmente, cereais. Nos anos 1950, a empresa instalou sua primeira loja na Zona Central de Porto Alegre, na rua Voluntários da Pátria.
Antes de seu fechamento, a loja atuava nos setores de artigos esportivos, moda masculina, moda feminina, infantil, calçados, cama, mesa e banho e era mantenedora da Usacon Indústria de Confecções Ltda em Tapejara.
"Uma pena que fechou. No começo da minha vida, era a loja mais importante de Tapejara, todos compravam lá nos Ughini, inclusive meu pai", conta a aposentada Iracema Zotti Souto (80 anos). Ela observa que na época, além de loja de vestuário, a Ughini "tinha um banco também, para quem precisava de dinheiro emprestado."
Em 2017, a empresa teve negada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) a redução da conta de energia elétrica referente a quatro lojas e precisou seguir pagando a totalidade das faturas de energia referentes às lojas que possuía na Capital na época.  Nestes cinco anos, a loja foi encerrando as atividades de suas filiais, até permanecer apenas com a unidade da Voluntários da Pátria. 
Em 2012 a Ughini foi uma das empresas que teve sua história contada na série de reportagens do JC "Histórias do Comércio e dos Serviços".
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO