Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Plano de Voo

- Publicada em 28 de Outubro de 2021 às 18:33

Passageiros esperam mais voos e melhorias com concessão dos aeroportos de Bagé e Uruguaiana

Terminal de Uruguaiana precisa instalar esteiras e passageiros querem voos para fora do RS

Terminal de Uruguaiana precisa instalar esteiras e passageiros querem voos para fora do RS


PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Patrícia Comunello
Esteira de bagagem, raio-X para embarque, posto de abastecimento de aeronaves e mais opções de voos, de preferência para destinos fora do Estado, estão na lista de expectativas sobre melhoria na operação de aeroportos do Rio Grande do Sul que passarão ao setor privado em breve.
Esteira de bagagem, raio-X para embarque, posto de abastecimento de aeronaves e mais opções de voos, de preferência para destinos fora do Estado, estão na lista de expectativas sobre melhoria na operação de aeroportos do Rio Grande do Sul que passarão ao setor privado em breve.

VÍDEO: Como é feita a série Plano de Voo

A série Plano de Voo, que acompanha as ligações aéreas entre o Aeroporto Internacional Salgado Filho e 12 cidades do interior gaúcho, passou entre essa quarta-feira (27) e quinta-feira (28) pelos aeroportos de Bagé e Uruguaiana. Nesta sexta-feira (29), será a vez de Pelotas.
Os itens que devem entrar na pauta do futuro concessionário, a Companhia de Participações em Concessões (CPC), do grupo CCR e que administra as rodovias federais gaúchas 290, 101, 386 e 448, que arrematou os terminais de Bagé, Pelotas e Uruguaiana, geridos pela estatal Infraero, em leilões em abril deste ano. Também estão no Bloco Sul vencido pela CCR, Curitiba, Foz do Iguaçu, Bacacheri e Londrina, no Paraná, e estruturas em Navegantes e Joinville, em Santa Catarina.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/10/28/206x137/1_planode_voo_terminal_rubem_berta_uruguaiana_esteira_bagagem-9456165.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'617b03d5897a4', 'cd_midia':9456165, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/10/28/planode_voo_terminal_rubem_berta_uruguaiana_esteira_bagagem-9456165.jpg', 'ds_midia': 'Série Plano de Voo - economia - aviação - ligações aéreas entre o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e 12 localidades - Aeroporto Rubem Berta - Uruguaiana - área de desembarque - equipamento para montar esteira de bagagem aguarda ser instalado', 'ds_midia_credi': 'PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC', 'ds_midia_titlo': 'Série Plano de Voo - economia - aviação - ligações aéreas entre o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e 12 localidades - Aeroporto Rubem Berta - Uruguaiana - área de desembarque - equipamento para montar esteira de bagagem aguarda ser instalado', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '600', 'align': 'Left'}
Componentes de uma esteira para bagagem ainda não foram instalados no desembarque em Uruguaiana. Fotos: Patrícia Comunello/JC
Na chegada do avião ART da Azul, com 70 assentos e quase lotado, a Uruguaiana, chama a atenção dos passageiros o equipamento de esteira de bagagem coberto por uma lona preta. Segundo o segurança que monitora a saída da área, o material deve ser montado, mas não há prazo.
Sem a esteira, as malas são colocadas pelo transporte manualmente no salão. As pessoas chegam e retiram a bagagem.
O terminal teve ampliações nos últimos anos, diz o agropecuarista Luiz Alberto Regatti, que se divide há dois anos entre negócios da família na cidade e em Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso. Ele é cliente assíduo da ligação aérea da Capital para a fronteira com a Argentina.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/10/28/206x137/1_plano_de_voo_uruguaiana_agropecuarista_-9456128.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'617b031b4fe9d', 'cd_midia':9456128, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/10/28/plano_de_voo_uruguaiana_agropecuarista_-9456128.jpg', 'ds_midia': 'Série Plano de Voo - economia - aviação - ligações aéreas entre o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e 12 localidades - Aeroporto Rubem Berta - Uruguaiana - passageiro - agropecuarista Luiz Alberto Regatti - vem de Lucas do Rio Verde - Mato Grosso - família em Uruguaiana', 'ds_midia_credi': 'PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC', 'ds_midia_titlo': 'Série Plano de Voo - economia - aviação - ligações aéreas entre o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e 12 localidades - Aeroporto Rubem Berta - Uruguaiana - passageiro - agropecuarista Luiz Alberto Regatti - vem de Lucas do Rio Verde - Mato Grosso - família em Uruguaiana', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '600', 'align': 'Left'}
Regatti faz a conexão Porto Alegre-Uruguaiana e pede ligação da cidade da fronteira direto com São Paulo
"Venho umas quatro vezes no ano. Vou ao Rio de Janeiro e pego conexão", descreve Regatti. Para o passageiro, o terminal "era bem ruinzinho, e agora embarque e banheiro melhoraram". 
"Com a retomada da pandemia, podia ter mais voos diretos de Uruguaiana a São Paulo. Seria bem interessante", propõe o agropecuarista.
Passageiro frequente das ligações, o presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza (MDB), diz que as rotas ajudam no desenvolvimento da região.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/10/28/206x137/1_plano_de_voo_terminal_uruguaiana_gabriel_souza-9456148.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'617b038315c44', 'cd_midia':9456148, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/10/28/plano_de_voo_terminal_uruguaiana_gabriel_souza-9456148.jpg', 'ds_midia': 'Série Plano de Voo - economia - aviação - ligações aéreas entre o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e 12 localidades - Aeroporto Rubem Berta - Uruguaiana - deputado estadual MDB e presidente da Assembleia Legislativa Gabriel Souza (MDB) desembarcou no terminal', 'ds_midia_credi': 'PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC', 'ds_midia_titlo': 'Série Plano de Voo - economia - aviação - ligações aéreas entre o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e 12 localidades - Aeroporto Rubem Berta - Uruguaiana - deputado estadual MDB e presidente da Assembleia Legislativa Gabriel Souza (MDB) desembarcou no terminal', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '600', 'align': 'Left'}
Gabriel Souza usa ligações aéreas para encurtar distâncias e aponta que é preciso melhorar estruturas em muitos locais 
"Leva apenas uma hora e meia, de ônibus, seriam oito horas, (avião) encurta muito as distâncias", compara Souza, que aponta demandas que podem ser olhadas pelo futuro concessionário, como mais serviços aos usuários no terminal, e melhores instalações para passageiros e quem acompanha, na partida ou chegada de voos.
O deputado acrescenta que é preciso investir na aquisição de equipamentos para auxilio nos pousos, que estão na lista das obrigações do grupo que venceu o leilão.  
No Aeroporto Internacional Gustavo Kraemer, em Bagé, não há, por exemplo, raio-X, exigido para voos com mais assentos. Hoje a Azul faz o trecho para o Salgado Filho apenas com a aeronave Grand Caravan, com nove lugares, que não exige o rastreamento.     
A futura concessionária está levantando necessidades dos três aeródromos gaúchos, dentro da transição para assumir as operações em 2022. O Jornal do Comércio encontrou, em Bagé, embarcando para a Capital e depois para o Rio de Janeiro, o engenheiro e consultor Luiz Maneschy que concluiu levantamento de necessidades dos três terminais.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/10/28/206x137/1_plano_de_voo_bage_terminal-9456179.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'617b04b58b939', 'cd_midia':9456179, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/10/28/plano_de_voo_bage_terminal-9456179.jpg', 'ds_midia': 'Série Plano de Voo - economia - aviação - ligações aéreas entre o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e 12 localidades - Aeroporto Internacional de Bagé - Comandante Gustavo Kraemer - fachada ', 'ds_midia_credi': 'PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC', 'ds_midia_titlo': 'Série Plano de Voo - economia - aviação - ligações aéreas entre o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e 12 localidades - Aeroporto Internacional de Bagé - Comandante Gustavo Kraemer - fachada ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '600', 'align': 'Left'}
Bagé não tem raio-X para embarque e nem posto para abastecimento de aeronaves, gargalos a serem resolvidos 
Bagé, por exemplo, não tem posto de abastecimento de querosene de aviação, o que limita a oferta de ligações com aviões maiores, podendo conectar cidades fora do Estado. Também sinalização e estrutura de combate a incêndio estão na lista de carências. Maneschy comenta que os três aeroportos gaúchos têm grande potencial a ser desenvolvido por estarem em pontas da malha.  

SÉRIE PLANO DE VOO

Os detalhes dos 12 destinos e 24 voos entre Porto Alegre e o interior:
OUTUBRO
Dia 18: VIAJADO
    • São Borja: às 7h10min. Volta: às 9h45min. Duração de cada voo: 2 horas e 5 minutos. Veja como foi
  • Santa Cruz do Sul: às 14h55min. Volta: às 16h05min. Duração de cada voo: 45 minutos, Veja como foi
Dia 19: VIAJADO
  • Vacaria: às 14h40min. Volta: às 16h05min. Duração de cada voo: 1 hora e 5 minutos. Veja como foi
Dia 20: VIAJADO
  • Erechim: às 17h35min. Volta: às 19h25min. Duração de cada voo: 1 hora e 15 minutos. Veja como foi
Dia 21: VIAJADO
  • Canela: às 12h20min. Volta: às 13h20min. Duração de cada voo: 35 minutos. Veja como foi 
  • Santa Maria: às 15h45min. Volta: às 17h35min. Duração de cada voo: 1 hora e 5 minutos. Veja como foi 
Dia 22: VIAJADO
  • Santo Ângelo: às 10h50min. Volta: às 12h55. Duração de cada voo: 1 hora e 5 minutos. Veja como foi 
Dia 27: VIAJADO
  • Bagé: às 21h25min. Volta: às 5h (dia seguinte). Duração de cada voo: 1 hora e 25 minutos. Veja como foi
Dia 28: VIAJADO
  • Uruguaiana: às 10h35min. Volta: às 13h10min. Duração de cada voo: 1 hora e 50 minutos. Veja como foi
Dia 29: VIAJADO
  • Pelotas: às 15h55min. Volta: às 17h35min. Duração de cada voo: 40 minutos (houve atraso para checar problemas com o avião - saída de Porto Alegre foi às 17h16min, e de Pelotas, às 18h35min)Veja como foi
Dia 30: VIAJADO
  • Alegrete: às 7h10min. Volta: às 9h30min. Duração de cada voo: 2 horas e 10 minutos. Veja como foi
NOVEMBRO
Dia 2 de novembro: VIAJADO
  • Santa Rosa: às 17h45min. Volta: às 20h.Duração de cada voo: 1 hora e 40 minutos
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO