Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Plano de Voo

- Publicada em 27 de Outubro de 2021 às 19:08

Passo Fundo se mobiliza para reabrir aeroporto fechado há nove meses

Pista sofreu mudanças e tem novos instrumentos de aproximação que precisam ser homologados

Pista sofreu mudanças e tem novos instrumentos de aproximação que precisam ser homologados


DAP/SECRETARIA DE TRANSPORTES RS/DIVULGAÇÃO/JC
Patrícia Comunello
Sem voos há nove meses, o Aeroporto de Passo Fundo Lauro Kortz faz falta a uma das regiões com maior produção agrícola e industrial do Rio Grande do Sul. A série Plano de Voo mostra como está a situação no aeródromo.
Sem voos há nove meses, o Aeroporto de Passo Fundo Lauro Kortz faz falta a uma das regiões com maior produção agrícola e industrial do Rio Grande do Sul. A série Plano de Voo mostra como está a situação no aeródromo.

VÍDEO: Como é feita a série Plano de Voo

Para tentar acelerar a reabertura ainda para este ano, que depende de aval técnico de órgãos da aviação, militar e civil, a prefeitura da cidade criou um grupo com cinco pastas da gestão local que vai acompanhar de perto a tramitação que ocorre no Departamento Aeroportuário do Rio Grande do Sul (DAP), ligado à Secretaria Estadual de Transportes.
"A prefeitura tem atuado para garantir que as operações sejam retomadas o quanto antes", disse, por nota, o prefeito Pedro Almeida. Estão na força-tarefa as secretarias de Gestão, Planejamento, Obras e Desenvolvimento Econômico e a Procuradoria-Geral do Município (PGM).
“O aeroporto beneficia não apenas Passo Fundo, mas toda a região e o Estado", reforçou Almeida. O Lauro Kortz foi o segundo no fluxo de passageiros em 2020, atrás apenas de Porto Alegre. Em 2021 e até 2019, o aeroporto de Caxias do Sul ocupa a segunda posição, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 
A série Plano de Voo, que retrata a aviação regional, mostrou na edição de ontem que a companhia Azul vai esperar uma data oficial para definir a oferta da ligação com Campinas e ainda para Florianópolis, na temporada de verão e que teve grande procura no fim de 2019 para 2020. A estimativa da Azul é ter voos só em fevereiro de 2022. A GOL também aguarda a reabertura para voltar a fazer a ligação com Guarulhos. O prefeito informou que a GOL diz que pretende ter mais frequência no retorno.    
Nessa terça-feira (26), representantes do DAP, com a presença de secretários de Passo Fundo, tiveram reunião com o 2º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), em Curitiba. O órgão analisa as condições da pista e de navegação para homologar a operação. 
O aeródromo passa por obras, com aporte de R$ 50,7 milhões. A intervenção na pista, que mudou a extensão e ganhou reforço da base para suportar aeronaves maiores e recebeu novos equipamentos, como os Papis (Precision Approach Path Indicator, da sigla em inglês), para sinalização de aproximação das aeronaves, foi concluída e precisa ser homologada. Falta concluir a construção do terminal, prevista para ocorrer até maio de 2022. A meta é reativar antes disso, usando o terminal antigo.
O diretor do DAP, Leandro Taborda, informou que o Cindacta apresentou "pendências técnicas e orientações que devemos atender". Taborda não detalhou o que ainda terá de ser feito para atender às exigências. "Não foi definido prazo para a reabertura do aeroporto. A intenção é atendermos o mais rápido possível e ir seguindo no processo de homologação", comentou o diretor.  
Na semana passada, técnicos da Anac inspecionaram o aeródromo nas áreas com obras para verificar as condições de operação. Um Relatório de Inspeção Aeroportuária (RIA) será emitido, mas não há prazo. O RIA será enviado ao departamento estadual. Mesmo que seja positivo, o laudo da Anac não é suficiente para liberar os voos. É preciso a homologação do órgão aeronáutico. 

SÉRIE PLANO DE VOO

Os detalhes dos 12 destinos e 24 voos entre Porto Alegre e o interior:
OUTUBRO
Dia 18: VIAJADO
  • São Borja: às 7h10min. Volta: às 9h45min. Duração de cada voo: 2 horas e 5 minutos. Veja como foi
  • Santa Cruz do Sul: às 14h55min. Volta: às 16h05min. Duração de cada voo: 45 minutos, Veja como foi
Dia 19: VIAJADO
  • Vacaria: às 14h40min. Volta: às 16h05min. Duração de cada voo: 1 hora e 5 minutos. Veja como foi
Dia 20: VIAJADO
  • Erechim: às 17h35min. Volta: às 19h25min. Duração de cada voo: 1 hora e 15 minutos. Veja como foi
Dia 21: VIAJADO
  • Canela: às 12h20min. Volta: às 13h20min. Duração de cada voo: 35 minutos. Veja como foi 
  • Santa Maria: às 15h45min. Volta: às 17h35min. Duração de cada voo: 1 hora e 5 minutos. Veja como foi 
Dia 22: VIAJADO
  • Santo Ângelo: às 10h50min. Volta: às 12h55. Duração de cada voo: 1 hora e 5 minutos. Veja como foi 
Dia 27: VIAJADO
  • Bagé: às 21h25min. Volta: às 5h (dia seguinte). Duração de cada voo: 1 hora e 25 minutos. Veja como foi
Dia 28: VIAJADO
  • Uruguaiana: às 10h35min. Volta: às 13h10min. Duração de cada voo: 1 hora e 50 minutos. Veja como foi
Dia 29: VIAJADO
  • Pelotas: às 15h55min. Volta: às 17h35min. Duração de cada voo: 40 minutos (houve atraso para checar problemas com o avião - saída de Porto Alegre foi às 17h16min, e de Pelotas, às 18h35min)Veja como foi
Dia 30: VIAJADO
  • Alegrete: às 7h10min. Volta: às 9h30min. Duração de cada voo: 2 horas e 10 minutos. Veja como foi
NOVEMBRO
Dia 2 de novembro:
  • Santa Rosa: às 17h45min. Volta: às 20h.Duração de cada voo: 1 hora e 40 minutos
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO