Porto Alegre, quinta-feira, 19 de agosto de 2021.
Dia Mundial da Fotografia.
Porto Alegre,
quinta-feira, 19 de agosto de 2021.
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Combustíveis

18/08/2021 - 14h59min. Alterada em 19/08 às 21h23min

Braskem duplica produção de ETBE

Grupo fez a conversão de planta localizada no polo petroquímico de Triunfo

Grupo fez a conversão de planta localizada no polo petroquímico de Triunfo


JULIO BITTENCOURT/BRASKEM/DIVULGAÇÃO/JC
Alinhada à crescente demanda mundial por soluções sustentáveis, a Braskem duplicou sua produção de ETBE (Éter Etil Terbulítico) no Brasil, bioaditivo para gasolina automotiva que melhora sua performance e é produzido parcialmente com etanol. Com a expansão, a empresa terá capacidade de produzir 330 mil toneladas de ETBE anualmente.
Para esta ação, a companhia investiu mais de R$ 5 milhões na conversão da sua unidade de MTBE (Éter Metil Terciário Butílico), situada no polo petroquímico de Triunfo, incluindo ajustes na planta, recuperação do ativo e aquisição de peneira para recebimento do etanol hidratado, matéria-prima a ser utilizada em substituição ao metanol.
O ETBE, que já era produzido no Polo de Camaçari, na Bahia, desde 2009, é obtido pela reação do etanol (43%) com o isobuteno (57%). Por conter matéria-prima de fonte renovável, a solução representa uma alternativa sustentável ao MTBE, componente utilizado na composição da gasolina em diversos países, que tem sua produção a partir do metanol.
Considerando a premissa de etanol da Renovacalc, método utilizado pelo programa Renovabio, e considerando fatores de conversão padrão da Agencia Nacional do Petróleo e Biocombustíveis (ANP), a cada tonelada produzida de ETBE evita-se a emissão estimada de 847 quilos de CO2, quando comparado ao MTBE. Desta forma, a solução contribui para mitigação das mudanças climáticas, além de atender aos critérios de sustentabilidade dos mercados mais exigentes.
“Adicionalmente aos benefícios atrelados à sustentabilidade, a duplicação do volume vai ao encontro da demanda crescente de clientes por ETBE”, enfatiza o gerente comercial de Blendstocks, GLP e Óleo Combustível na Braskem, Eduardo Camelyer.
Comentários CORRIGIR TEXTO

EXPEDIENTE

2021