Porto Alegre, ter�a-feira, 18 de maio de 2021.
Porto Alegre,
ter�a-feira, 18 de maio de 2021.
Corrigir texto

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Energia

17/05/2021 - 15h06min. Alterada em 18/05 �s 17h24min

Creral recebe licen�a para constru��o de nova termel�trica

Cooperativa j� conta com usina alimentada com casca de arroz

Cooperativa j� conta com usina alimentada com casca de arroz


Creral/Divulga��o/JC
A cooperativa de energia Creral, que tem sede em Erechim, obteve a Licença de Instalação (LI) da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para dar prosseguimento ao projeto da termelétrica Litoral Norte que será instalado no município de Capivari do Sul e que utilizará a casca de arroz como combustível para gerar energia. “Já estamos trabalhando há dois anos neste empreendimento, a licença nos possibilita dar mais um passo, agora vamos trabalhar no projeto executivo e na contratação dos equipamentos de geração e infraestrutura”, informa o presidente da Creral, Alderi do Prado.
A usina terá potência instalada de 5 MW (cerca de 0,13% da demanda média de energia do Rio Grande do Sul) e vai consumir 40 mil toneladas de casca de arroz por ano. O investimento na planta é estimado atualmente em cerca de R$ 40 milhões. A casca será fornecida por empresas arrozeiras dos municípios de Capivari do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Palmares do Sul. O terreno de 33 mil metros quadrados para a instalação do empreendimento já foi comprado e o ponto para conexão com sistema interligado nacional aguarda definição do Grupo CEEE.
Além da Creral a nova usina conta também com a participação das empresas BR Energia, Minozzo Participações, Energia 203 e Enerbio. A termelétrica Litoral Norte será o segundo empreendimento a ser alimentado com casca de arroz a ser construído pela cooperativa. Desde 2018, o grupo opera a unidade São Sepé de 8 MW de potência, localizada no município de São Sepé
Coment�rios CORRIGIR TEXTO

EXPEDIENTE

2021