Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 15 de Janeiro de 2020 às 18:12

Desligamento emergencial provocou apagão no Rio Grande do Sul

Linha de transmissão semelhante a da foto teve estrutura afetada por temporal

Linha de transmissão semelhante a da foto teve estrutura afetada por temporal


Marcello Casal Jr./Agência Brasil/JC
Atualizada às 20h de 15/01/2020
Atualizada às 20h de 15/01/2020
O apagão que atingiu diversas regiões do Rio Grande do Sul foi causado pelo "desligamento emergencial de duas linhas do sistema de transmissão que atendem o Estado". A informação foi divulgada pela RGE, uma das concessionárias no Estado, em nota. A CEEE também havia informado que a interrupção não teria relação com sua rede.
No começo da noite desta quarta, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que às 15h43min foi registrada a interrupção de carga equivalente a 600 MW no Rio Grande do Sul. Segundo o operador, a "normalização foi iniciada às 15h55min e, às 17h46min todas as cargas haviam sido restabelecidas". O ONS comunica que "as causas da ocorrência ainda estão sendo investigadas junto aos agentes da região".
Segundo a CEEE e a Eletrosul, um problema que atingiu uma linha de transmissão que corta a reserva do Taim, entre Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, no sul do Estado, ocasionou a oscilação de carga elétrica no território gaúcho. A linha pertence a uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pelas duas empresas, chamada de TSLE. 
Em comunicado no começo da noite, a TSLE informou que tempestade e fortes rajadas de vento no Litoral Sul levaram ao desligamento às 16h05min da Linha de Transmissão (LT) Povo Novo–Marmeleiro 2 (525 Kv) e "momentâneo corte de carga". "O restabelecimento do fornecimento de energia foi iniciado logo após a ocorrência por sistemas alternativos". A TSLE acrescenta que informações preliminares apontam para a queda de torres que integram a LT. "Equipes percorrem a região da Estação Ecológica do Taim, em Rio Grande, para apurar a ocorrência e iniciar os trabalhos de recomposição das estruturas danificadas", diz a nota.
Devido à interrupção, as concessionárias acionaram o Esquema de Controle de Emergência do Rio Grande do Sul. "As cargas estão sendo restabelecidas gradativamente. A RGE aguarda mais informações do ONS quanto as possíveis causas do ocorrido", diz a nota da concessionária RGE. No site do ONS, a ferramenta que acompanha em tempo real a distribuição de energia em todo o País mostrava uma forte queda na carga da região Sul do Brasil. 
O corte de energia afetou o funcionamento dos trens da Trensurb e gerou falta de água em, pelo menos, oito cidades atendidas pela Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan) - Alegrete, Canoas, Cachoeirinha, Guaíba, Gravataí, Rio Grande, Porto Alegre e Novo Hamburgo.
Paralelo à ocorrência, outro episódio em Porto Alegre, que teve também queda de luz devido ao apagão, foide um princípio de incêndio em uma subestação da CEEE devido a um curto circuito.   
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO