Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 23 de novembro de 2018.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro R�pido

Edi��o impressa de 23/11/2018. Alterada em 22/11 �s 22h34min

O carro entre as gera��es

Uma pesquisa realizada enquanto acontecia o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo revelou que a chamada "geração Z" ainda se interessa pela compra de veículos. O estudo foi conduzido pela Spry, em parceria com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), abrangendo 11 capitais brasileiras, incluindo Porto Alegre, analisando o comportamento das diferentes gerações no que se refere à mobilidade e uso do carro. Foram entrevistadas 1.789 pessoas, segmentadas pelas gerações "Baby Boomers" (acima de 56 anos), "X" (de 36 a 55 anos), "Y" (de 26 a 35 anos) e "Z" (até 25 anos). A pesquisa mostrou que 49% dos Baby Boomers e 50% da geração X afirmam ter carro. Esse número cai para 39% na Y e 23% na Z. Entretanto, quando aqueles que não tinham automóveis foram perguntados sobre o desejo de comprar um nos próximos cinco anos, 70% da geração Z e 69% da geração X e Y declararam vontade de adquirir um caro. No que se refere à habilitação para dirigir, apenas 35% da geração mais nova, a Z, possuem CNH - porém, dos que não têm carteira, 91% disseram que pretendem se habilitar. Na geração Y, de 26 a 35 anos, 52% possuem CNH e 80% dos que não têm cogitam tirar. Nos Baby Boomers e na geração X, 58% estão habilitados e, entre os que não estão, 24% e 59%, respectivamente, tencionam fazer a CNH. O estudo comprova ainda que algumas mudanças de fato começam na geração Y e se potencializam na geração Z. Quanto à utilização dos diferentes tipos de transporte, por exemplo, 36% dos respondentes das gerações dos Baby Boomers e da X dizem andar a pé, número que sobe para 49% na X e 67% na Z. O mesmo ocorre com o uso de bicicletas: 9% dos Baby Boomers e da X pedalam, índice que aumenta para 14% na Y e 18% na Z. A tendência se confirma também nos aplicativos de transporte - 29% dos Baby Boomers se locomovem com eles, 30% da geração X, 39% da Y e 49% da Z. O estudo também verificou que os aplicativos de transporte se colocam como alternativa e não substituição a outros modais, mesmo nas gerações mais novas. Apenas 9% do total de respondentes acionam apps de transporte todos os dias. Mesmo na geração Z, a mais conectada de todas, 93% já utilizaram aplicativos, mas apenas 13% usam mais de três vezes por semana. Sobre o futuro, 70% da geração Y e 66% da geração Z acreditam que o carro será o principal meio de transporte no futuro. De todos os pesquisados, 34% creem que aplicativos de transporte e carona compartilhada representam o papel do automóvel no futuro.
Mobilidade elétrica
A Nissan e a Enel X assinaram um memorando de entendimento para promover conjuntamente atividades para o desenvolvimento de soluções de mobilidade elétrica no Brasil. Pelo acordo, as empresas se engajarão em iniciativas conjuntas e compartilharão informações para avaliar e fomentar a viabilidade técnica e econômica de estabelecer uma infraestrutura de recarga pública e privada no Brasil, bem como expandir a frota de veículos elétricos do País.
Distribuição de combustíveis
A Total assinou contrato para adquirir a empresa de distribuição de combustíveis do grupo brasileiro Zema. Atualmente, a Zema Petróleo conta com uma rede de mais de 280 postos de gasolina embandeirados, e possui bases de armazenamento de combustíveis, incluindo etanol, a maioria situada em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Com o negócio, a Total se insere no maior mercado de combustíveis da América do Sul e no segundo maior mercado mundial de biocombustíveis de baixo carbono. A companhia pretende expandir suas atividades na área com o objetivo de dobrar a quantidade de postos embandeirados em cinco anos, especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. A mudança de nome dos atuais 280 postos começará em 2019 e novos postos de referência serão abertos em locais selecionados.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia