Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 22 de maio de 2018.

Jornal do Com�rcio

Opini�o

COMENTAR | CORRIGIR

artigo

Not�cia da edi��o impressa de 21/05/2018. Alterada em 20/05 �s 21h20min

A cidade que queremos

Luiz Carlos Camargo
É fato mais do que notório que Porto Alegre vem sofrendo nos últimos anos um processo de acentuada degradação econômica e social, que teve como fator potencializador adicional a recessão, que fez o PIB brasileiro encolher 7% no biênio 2015-2016, seguido por uma leve retomada em 2017, com pífio crescimento de 1%, e que não deverá ultrapassar os 2,2% em 2018.
Em tal contexto, as finanças do município também foram duramente impactadas, com perda de arrecadação que inviabiliza o cumprimento de suas funções em termos de prestação de serviços básicos à população - além do pagamento da folha.
Nossa entidade, obviamente, é contrária a qualquer iniciativa de aumento de impostos tendo em vista a elevada carga tributária a que já estamos submetidos no País. Mas entende como adequado o conjunto de medidas que o Executivo acaba de propor à apreciação da Câmara dos Vereadores, uma vez que, juntamente com a atualização da planta de valores dos imóveis da Capital, igualmente contempla o corte de despesas e, entre as quais, os muitas vezes absurdos ou indevidos gastos com o funcionalismo.
É preciso que a análise do ajuste não se limite de forma simplista à questão do IPTU, porquanto o acréscimo de receita propiciado pelo tributo a partir de 2019 será de cerca de R$ 72 milhões, contra um déficit orçamentário previsto da ordem de R$ 600 milhões.
Se nada for feito, a crise só tenderá a se aprofundar nos próximos anos. Remédios são geralmente amargos, mas o pior é morrer pela doença. Portanto, é preciso que as reformas sejam implementadas de imediato, e a sociedade tem a expectativa de que nossos vereadores entendam a importância da decisão que está em suas mãos e que todos almejamos.
Presidente da Associação das Empresas dos Bairros Humaitá-Navegantes
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Eduardo Mattos 21/05/2018 21h29min
Engra�ado este artigo dizendo da import�ncia em reduzir gastos principalmente com os servidores. O pr�prio Prefeito justifica suas a��es como a de que o MP ordenou que exonerasse um CC de uma Secretaria extinta (MetroPOA) com a justificativa de que era para atrair bons profissionais! E os CCs da SEDA? Onde est�o? Por que o Prefeito nao come�a cortando os 95 CCs lotados em seu gabinete? Por que o Prefeito t�m a sua disposi��o tr�s carros pretos? � para n�o apanhar da popula��o ?