Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 18 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Mercado de Capitais

Not�cia da edi��o impressa de 19/04/2018. Alterada em 18/04 �s 22h34min

CVM deve publicar parecer sobre criptoativos

A CVM (Comiss�o de Valores Mobili�rios) deve publicar no in�cio de maio um parecer de orienta��o aos gestores de fundos de investimentos sobre como analisar os riscos de aplicar em criptoativos, afirmou ontem Daniel Maeda, superintendente de rela��es com investidores institucionais da autarquia. Em evento sobre fintechs (startups do setor financeiro) realizado no Insper, ele disse que o parecer deve complementar o of�cio circular divulgado pela CVM em janeiro e ser direcionado apenas � aplica��o indireta de fundos nesses criptoativos.
No documento, a autarquia determinou que os gestores de fundos n�o poderiam investir diretamente em criptomoedas, como o bitcoin. Mas deixou em aberto o investimento indireto, em que um fundo local compraria cotas de um fundo no exterior autorizado a adquirir moedas virtuais.
Segundo Maeda, a CVM teve, em janeiro, a necessidade de se manifestar ap�s verificar que um fundo que fazia esse investimento indireto em criptomoedas havia sido estruturado. "A CVM sentiu receio de isso sair do controle, ap�s o primeiro fundo sair. � um ativo novo, existem riscos, ent�o quisemos que o mercado aguarde para que n�s voltemos a n�s manifestar", diz.
A preocupa��o da autarquia � com o fato de o gestor do fundo n�o ter informa��o e experi�ncia suficientes para analisar esse novo ativo. "Existe uma premissa de que o gestor conhece o mercado e que, por ser experimentado, pode rentabilizar o dinheiro mais e melhor do que voc� rentabilizaria. Pode ter gestor que est� vendendo um servi�o que n�o existe ao investidor. Existem riscos", diz.
Maeda diz que a ideia da manifesta��o complementar da CVM � definir quais dilig�ncias os gestores deveriam fazer envolvendo criptoativos e o que observar para deixar claro aos investidores que est�o entregando essa avalia��o profissional que prop�em aos investidores.
O parecer de orienta��o deve ser assinado pelo presidente da CVM, Marcelo Barbosa, o que, na avalia��o do superintendente, deve dar mais seguran�a jur�dica ao mercado. "Estamos construindo um pavimento. A din�mica � de fomento, de incentivo, para que gestores consigam provar que est�o sendo consistentes em sua avalia��o."
Entre as quest�es que devem ser analisadas pelos gestores, afirma Maeda, � o que est� sendo financiado do outro lado pelas criptomoedas. "Qual a chance de o gestor estar financiando alguma coisa errada do outro lado?", questiona. "Cerca de 80% dos ICOs (ofertas iniciais de criptomoedas) s�o fraudes, pir�mides. "
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia