Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 03 de abril de 2018.

Jornal do Comércio

JC Contabilidade

COMENTAR | CORRIGIR

Leitura

Notícia da edição impressa de 04/04/2018. Alterada em 03/04 às 17h53min

Contabilidade Societária

Quando a Lei das S.A. (Lei nº 6.404/1976) revolucionou, em 1977, o entendimento sobre contabilidade no Brasil, a Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) produziu o Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações. Esse manual visava orientar as empresas, os profissionais e o mercado sobre as mudanças influenciadas pela nova lei. Com a criação, em 2005, do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis), que modificou novamente a forma como era vista a contabilidade, o Fipecafi decidiu por produzir outro material na área.
Dessa vez, o Manual de Contabilidade Societária - Aplicável a Todas as Sociedades aborda, desde noções introdutórias sobre contabilidade e fisco, até demonstrações contábeis e demonstrações separadas. Os escritores do primeiro livro, Ernesto Rubens Gelbcke (professor da FEA/USP e membro do CPC), Sérgio de Iudícibus (professor emérito da FEA/USP e professor do mestrado em Ciências Contábeis e Financeiras da PUC-SP) e Eliseu Martins (professor emérito da FEA/USP) receberam a presença de Ariovaldo dos Santos (professor titular do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP) para construir esse novo projeto.
De forma bastante didática, com tabelas explicativas e uma linguagem acessível, os autores conseguem abrir cada capítulo com uma pequena introdução sobre o assunto. Durante as suas 880 páginas, os 4 autores abordam, de forma completa, conceitos aplicáveis às companhias abertas, às sociedades por ações fechadas, às sociedades de grande porte e as empresas de diferentes grandezas.
Dividido em impressionantes 45 partes, o livro atende às normas internacionais de contabilidade, bem como os Pronunciamentos, as Interpretações e as Orientações do CPC. Por esse motivo, a obra serve como livro-texto para o âmbito acadêmico, principalmente para os cursos de Ciências Contábeis e Administração. Além disso, serve também como um texto de consulta, ou atualização, profissional para quem já exerce as funções contábeis.
Manual de Contabilidade Societária; Ernesto Rubens Gelbcke, Ariovaldo dos Santos, Sérgio Iudícibus e Eliseu Martins; Editora Atlas; 880 páginas; R$ 299,00; disponível em versão digital
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia