Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 14 de dezembro de 2017.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro R�pido

Not�cia da edi��o impressa de 15/12/2017. Alterada em 14/12 �s 20h08min

Corredor eletrificado

O BMW Group e a EDP Brasil construirão o primeiro corredor com postos de carregamento para carros elétricos, que interligará as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A iniciativa prevê a instalação de seis estações de recarga até o final do primeiro trimestre de 2018, para abastecerem veículos com propulsão elétrica que circulam pela Rodovia Presidente Dutra, que liga as duas cidades. A BMW comercializa no mercado nacional o modelo elétrico i3 e o híbrido i8. Junto a parceiros estratégicos, a montadora já instalou cerca de 70 pontos de recarga no território brasileiro. A EDP Brasil foi a criadora dos primeiros projetos locais nas áreas de redes inteligentes e robotização do trabalho, além de ter desenvolvido o único laboratório de "smart grids" da América Latina.
Aval da Anfavea
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) se pronunciou a favor da resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que estabelece a inspeção técnica veicular no Brasil. A entidade das montadoras acredita que a medida trará avanços no que diz respeito às questões da segurança dos automóveis e melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Troca de expertises
A Ford e o Alibaba Group, maior empresa de comércio eletrônico da China, firmaram uma parceria estratégica para desenvolver novas experiências de varejo e soluções de mobilidade sustentável para os consumidores. Durante o acordo de três anos, as empresas atuarão conjuntamente em áreas que estão redefinindo a indústria automotiva em todo o mundo. Aproveitando as respectivas áreas de especialização, ambas estão estudando como a tecnologia de mobilidade pode redefinir o marketing de varejo on-line, as estratégias de distribuição, a conectividade em nuvem e os serviços de infoentretenimento.
Centro de distribuição
A Saint-Gobain Autover, responsável pelo atendimento ao mercado de reposição de vidros automotivos, inaugurou o Centro de Distribuição de Porto Alegre, o primeiro no Sul do País. Localizado na avenida Severo Dullius, no bairro Anchieta, o complexo abastecerá de toda a região e proporcionará maior agilidade na entrega de peças a lojas, empresas frotistas e distribuidores locais. O Centro de Distribuição de Porto Alegre é o quarto instalado pela Saint-Gobain Autover no Brasil: os demais ficam nas cidades de Mauá (SP), Betim (MG) e Jaboatão dos Guararapes (RE).
Terceiro turno
A General Motors começou as operações do terceiro turno de trabalho na fábrica de Gravataí (RS), mobilizando cerca de 700 trabalhadores diretos e 800 indiretos em todo o complexo. A decisão de ampliar a produção responde à crescente demanda pelos modelos Onix e Prisma fabricados na unidade e exportados para a América do Sul.
Indústria 4.0
A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) é a primeira empresa na América Latina a incorporar a tecnologia do exoesqueleto ao processo produtivo. São 10 conjuntos em teste nas linhas de montagem e logística do Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG), para reduzir o esforço muscular e melhorar a condição ergonômica dos operadores da manufatura. Leve e de fácil adaptação, o sistema acompanha os movimentos do funcionário com total sincronismo, sendo "vestido" como um colete. O investimento na inovação ultrapassa US$ 80 mil e faz parte da estratégia de integrar o Polo Automotivo Fiat à chamada "Indústria 4.0" ou Quarta Revolução Industrial, que contempla o desenvolvimento de novas tecnologias conectadas à internet das coisas, manufatura aditiva, simulação virtual, entre outras ações.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia