Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.
Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Porto Alegre, segunda-feira, 30 de janeiro de 2017. Atualizado às 13h55.
Jornal do Comércio
Porto Alegre, segunda-feira, 30 de janeiro de 2017. Atualizado às 13h55.
Notícia da edição impressa de 20/01/2017.
Alterada em 19/01 às 16h25min
Originais de Machado de Assis ao alcance
Proença Filho, presidente da ABL, destaca serviço de preservação da academia
TOMAZ SILVA/ABR/JC
Os manuscritos originais de dois romances e de um poema de Machado de Assis (1839-1908), um dos mais importantes escritores brasileiros, fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), já podem ser consultados na internet, no site www.academia.org.br. Até agora, os originais só podiam ser acessados nos computadores instalados na sede do Arquivo Múcio Leão, da ABL, no Centro do Rio de Janeiro.
Os romances são Esaú e Jacó e Memorial de Aires, os dois últimos publicados por Machado, e o poema heroico cômico O almada. Os manuscritos mostram o processo criativo do autor, inclusive as correções nos textos, assim como as mudanças dos nomes de determinados personagens.