Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 03 de outubro de 2016. Atualizado �s 21h43.

Jornal do Com�rcio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

cinema

Not�cia da edi��o impressa de 18/08/2016. Alterada em 18/08 �s 10h48min

Com Rodrigo Santoro, remake de Ben-Hur estreia hoje nas telas do cinema

Jack Huston interpreta Ben-Hur em remake que estreia hoje

Jack Huston interpreta Ben-Hur em remake que estreia hoje


PARAMOUNT/DIVULGA��O/JC
Cristiano Vieira
É muito difícil, para não dizer quase impossível, uma refilmagem ficar à altura da primeira versão. Se esse remake envolve um dos maiores clássicos do cinema, então, a tarefa é dificílima - é o caso deste Ben-Hur que chega hoje às telonas, dirigido por Timur Bekmambetov (de O procurado).

O novo Ben-Hur:

Neste caso, a melhor alternativa para o diretor é não fazer um produto fiel ao primeiro porque as comparações, inegavelmente, serão negativas. Esta parece ser a escolha de Bekmambetov, que filmou um Ben-Hur mais carregado dramaticamente que o primeiro longa, dirigido por William Wyler em 1959. Também há mais espaço para uma fotografia exuberante, com longos takes dando destaque à paisagem desértica comumente associada à trama bíblica. Contudo, isso não garante um grande filme - quando muito, o resultado é mediano.

O primeiro Ben-Hur:

O enredo é praticamente igual, partindo de um dos mais antigos conflitos humanos que se tem notícia: a rivalidade entre irmãos (vide Caim e Abel). Não importa se o motivo dela é inveja, crença política ou ciúmes, este tipo de disputa, quando bem aproveitada, rende filmaços - quem esquece do maravilhoso O que terá acontecido a Baby Jane?, de 1962, com Bette Davis maltratando até não poder mais a irmã doente, vivida por Joan Crawford?
Aqui, o príncipe Judah Ben-Hur (Jack Huston no papel que foi de Charlton Heston) e seu irmão adotado, Messala (interpretado Toby Kebbell), são muitos amigos até este último resolver largar a boa vida em Jerusalém para se integrar às legiões romanas.
Anos depois, Messala retorna à cidade, já como alto centurião do exército romano, e uma tentativa de assassinato de Pôncio Pilatos (seu comandante) feita por rebeldes coloca Roma contra os judeus. Assim, Messala se volta contra o meio-irmão e sua família, condenando-o a trabalhos forçados como escravo das embarcações romanas.
Depois de cinco anos manejando os remos das galés à base de chicotadas, Ben-Hur consegue escapar após seu barco ser destroçado em meio a uma batalha no Mar Jônico contra os gregos. Ele começa, então, sua jornada em busca de vingança. Em meio a tudo isto, Jesus Cristo (Rodrigo Santoro) consola os mais pobres, ajuda os escravos e termina o filme na clássica cena da crucificação.
Jesus Cristo é intepretado por Rodrigo Santoro
Jesus Cristo é interpretado por Rodrigo Santoro. Foto Paramount/Divulgação/JC
À exceção de Huston - longe do carisma de Heston, mas que mesmo assim entrega decentemente seu Ben-Hur - todos os outros nomes do elenco exibem um verniz artificial em suas interpretações. Mesmo Morgan Freeman como Sheik Ilderim (uma espécie de Sr. Myiagi da antiguidade, treinando à exaustão Ben-Hur na arte de corridas de bigas) está longe de seus melhores personagens.
A clássica cena, da disputa de bigas entre Ben-Hur e Messala, rende o melhor momento do filme: é ágil, dando destaque para os cavalos e os competidores literalmente se destroçando em meio à areia quente da arena. A briga entre os irmãos se resolve, enfim, mas com um desfecho diferente do longa original.
Na década de 1950, Ben-Hur teve os maiores orçamentos e os maiores cenários construídos em Hollywood até então. A MGM investiu US$ 15 milhões para fazer o longa, que rendeu 10 vezes mais: chegou a US$ 149 milhões e ainda levou 11 Oscars, incluindo melhor ator, diretor e filme. Um recorde.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
camila vazquez 03/10/2016 19h41min
Eu realmente gosto do remake, eu acho que foi uma boa decis�o para assumir essa hist�ria maravilhosa.Rodrigo Santoro cada vez mais nos surpreende com suas performances, que s�o mais do que perfeito, eu realmente gostei muito a maneira como ela se desenrolou neste trabalho. Ontem eu vi que estreou uma s�rie chamada Westworld e para minha surpresa Santoro � um dos protagonistas. E eu amei a hist�ria.