Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Consumo

- Publicada em 09 de Agosto de 2010 às 00:00

Sites de compras coletivas chegam ao Estado


PEIXE URBANO/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
Sucesso nos Estados Unidos e na Europa, os sites de compras coletivas chegam com toda força ao Brasil. Com a promessa de descontos de até 90%, esse novo modelo de negócios do varejo eletrônico seduz os e-consumidores brasileiros que estão em busca de boas ofertas na web.

Sucesso nos Estados Unidos e na Europa, os sites de compras coletivas chegam com toda força ao Brasil. Com a promessa de descontos de até 90%, esse novo modelo de negócios do varejo eletrônico seduz os e-consumidores brasileiros que estão em busca de boas ofertas na web.

Vários sites foram lançados nos últimos meses. A dinâmica de todos é basicamente a mesma e se baseia no marketing viral. Uma oferta é anunciada e grupos de pessoas cadastradas, que nem se conhecem, são convidadas a aderir a partir de ações realizadas através do e-mail e das redes sociais. Já os parceiros oferecem preços especiais sempre que o volume de interessados chegar a um determinado número de compradores. 

Entre os diferenciais na comparação com o modelo de sites de e-commerce tradicionais está o fato de que o produto comercializado no site de compras coletivas é, na grande maioria das vezes, um serviço. As pessoas podem se reunir para participar de uma oferta de uma tarde em um spa ou um jantar em um restaurante da sua cidade.

Além disso, esses ambientes promovem de forma intensiva a interação do online e do offline. Para o diretor-executivo da camara-e.net, Gerson Rolim, esse é um sistema saudável, no qual todos ganham. “É um modelo de negócios que estimula, através da internet, o tráfego para o comércio fora desse ambiente, o que reforça a importância desse canal”, diz. A previsão da entidade para esse ano é que o segmento de comércio eletrônico como um todo fature cerca de R$ 15,1 bilhões no Brasil, crescimento de 40% em relação a 2009.

O primeiro site a chamar atenção no Brasil para esse segmento de compras coletivas foi o Peixe Urbano (www.peixeurbano.com). O projeto surgiu no início de 2009 através da sociedade de três amigos, que já vinham de experiências anteriores nas áreas de e-commerce, mídias sociais e marketing: Julio Vasconcellos, Emerson Andrade e Alex Tabor.

Na época, Julio Vasconcellos, que morava na Califórnia, percebeu a explosão da oferta desses ambientes de compras coletivas e logo vislumbrou a possibilidade de que daria certo por aqui. “Os brasileiros adoram compartilhar coisas com amigos pela web e sempre se interessam por promoções”, relembra ele, que é o presidente do Peixe Urbano.

A meta era estabelecer um modelo ganha-ganha que colocasse em contato os melhores prestadores de serviços de cada cidade e um número grande de consumidores interessados em consumir esses serviços. O cadastro das pessoas no site se iniciou em janeiro e logo em seguida começaram a ser feitos os contatos para firmar as primeiras parcerias.

No início os jovens gastavam a sola de sapato indo até os potenciais estabelecimentos parceiros. Hoje, com o Peixe Urbano se tornando mais conhecido, já são cerca de 300 e-mails de interessados de todo o Brasil chegando por dia na empresa.Depois de ser lançado no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Brasília e Belo Horizonte, o site chegou a Porto Alegre. 

O Peixe Urbano oferece uma nova promoção por dia, que dura 48 horas. Existe um número mínimo de pessoas que precisam aderir para comprar os serviços. Para os parceiros, a oferta é de uma ação de marketing, na qual ele recebe divulgação para toda a base de usuários do site e a garantia de que as pessoas que compraram vão aparecer no estabelecimento para usufruir do produto ou serviço adquirido.  O consumidor entra no site, faz a compra e emite um voucher que é impresso e apresentado no estabelecimento. A validade para consumir o serviço adquirido é de seis meses. O site recebe uma comissão das vendas efetuadas.

ClickOn aposta em ofertas via redes sociais

Com foco basicamente na oferta de serviços, o ClickOn (www.clickon.com.br) é mais um dos sites de compras coletivas que chegam a Porto Alegre. Com mais de 300 mil usuários cadastrados e meta de chegar a um milhão até o final de 2010, o site acelerou o processo de expansão para outras cidades e chega com a promessa de revolucionar o hábito de compra das pessoas. “Sabemos que os gaúchos são exigentes, mas apostamos que essa irá se tornar uma das praças mais importantes em breve”, afirma o presidente do ClickOn, Marcelo Macedo.

O site segue o modelo americano, onde esse tipo de site já é uma realidade desde 2008. Investidor do Skype e Facebook, o alemão Klaus Hommels captou R$ 17 milhões e decidiu apostar no potencial da internet brasileira, junto com outros investidores. Além de Porto Alegre, as ofertas do ClickOn estão disponíveis para os moradores das cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza e Brasília. A meta é chegar a dez cidades até o final do ano.

O site promete descontos de até 80% em serviços como restaurantes, cinemas, clínicas de beleza, academias e shows. Assim como acontece com os outros projetos de sites de compras coletivas, a oferta é efetivada quando um número mínimo de compradores é atingido. De acordo com o executivo, um dos diferenciais desse modelo de negócios é que o próprio usuário ajuda a divulgar as promoções através das redes sociais, como Twitter e Facebook. Além disso, ele destaca o fato de esse serviço instigar as pessoas que compram a sair de casa para usufruir dos serviços. Vai até o lugar. “O objetivo do ClickOn é oferecer o melhor de cada cidade, sempre com preços atraentes, de forma simples, segura e divertida”, diz Macedo.

Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO