Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Ucrânia

- Publicada em 09 de Setembro de 2014 às 00:00

Cessar-fogo é mantido após violação


PHILIPPE DESMAZES/AFP/JC
Jornal do Comércio
O cessar-fogo alcançado entre as forças do governo ucraniano e separatistas pró-Rússia se manteve de modo geral em vigor ontem no Leste da Ucrânia, apesar de as autoridades em Kiev acusarem os rebeldes de violações esporádicas durante a noite, especialmente perto do porto de Mariupol.
O cessar-fogo alcançado entre as forças do governo ucraniano e separatistas pró-Rússia se manteve de modo geral em vigor ontem no Leste da Ucrânia, apesar de as autoridades em Kiev acusarem os rebeldes de violações esporádicas durante a noite, especialmente perto do porto de Mariupol.
O acordo, que entrou em vigor na sexta-feira, faz parte de um plano de paz destinado a acabar com um conflito de cinco meses na região, que já matou mais de três mil pessoas, segundo dados da ONU, e se tornou o pior confronto entre países ocidentais e a Rússia desde o fim da Guerra Fria. Os países aliados da Ucrânia acusam a Rússia de armar os separatistas e enviar tropas para lutar contra o Exército ucraniano.
O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, visitou Mariupol ontem. Em coletiva de imprensa ele disse que, como parte do cessar-fogo, 1.200 cidadãos que rebeldes pró-Rússia fizeram reféns durante o conflito foram libertados. Os dois lados devem trocar todos os seus prisioneiros de guerra como parte do acordo.
A área ao Leste de Mariupol – que abriga um porto e está localizada na fronteira com a Rússia, é estratégica para as exportações da Ucrânia –, foi local de violentos combates antes do cessar-fogo, além de ter tido a mais grave violação da trégua no sábado, quando as forças do governo disseram ter ficado sob ataque de artilharia dos rebeldes. Uma mulher foi morta e quatro pessoas ficaram feridas nesse bombardeio.
Tanto os rebeldes quanto as Forças Armadas da Ucrânia insistem que estão observando estritamente o cessar-fogo e culpam um ao outro por esporádicas transgressões. A assessoria de imprensa do Exército ucraniano listou cinco violações da trégua por parte dos separatistas de domingo para segunda-feira, enquanto os separatistas acusam as forças do governo de se prepararem para invadir uma localidade perto de Donetsk, o polo industrial da região, seu principal reduto. Para a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (Osce), que tem cerca de 250 monitores na Ucrânia, o cessar-fogo foi mantido, mas ainda é instável.
Ivan Simonovic, secretário-geral adjunto da ONU para os Direitos Humanos, disse em uma reunião extraordinária da Osce que o número registrado de pessoas mortas desde que o conflito começou em abril chegou a 2.729. O total sobe para mais de três mil se as 298 vítimas da queda do avião da Malásia forem incluídas, como deveriam, disse ele. O avião da Malaysia Airlines caiu após aparentemente ter sido atingido por um míssil no Leste da Ucrânia em junho.
Os EUA e o governo da Ucrânia acusam os rebeldes, apoiados pelos russos, de abater o avião com um sistema de mísseis russo, acreditando que a aeronave civil se tratava de um avião militar ucraniano. A Rússia e os rebeldes negam.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO