O Consultor do Commercio
Tudo começou em 1933, com uma máquina de escrever Remington, um mimeógrafo e uma ideia clara: informar com precisão os caminhos da economia. Nascia o "Consultor do Commercio", fundado por Jenor Cardoso Jarros e sua esposa Zaida Jayme Jarros, com a missão de comunicar aos atacadistas a entrada de produtos coloniais em Porto Alegre. Era o embrião do que viria a se tornar o mais longevo jornal em circulação contínua da capital gaúcha.
Da sede na Rua General Câmara para os altos do Mercado Público, e depois para o Palácio do Comércio, inaugurado por Getúlio Vargas, o jornal crescia junto com o Estado. Ali, operando em impressoras Mercedes, a economia em geral começa a tomar conta das páginas e surge o primeiro anúncio comercial.
Desenvolvimento do comércio atacadista era tema dos conteúdos do JC
ARQUIVO/JC
A virada de nome e de página
Em 1º de outubro de 1956, o Consultor tornou-se oficialmente Jornal do Comércio. A nova fase trouxe manchetes fortes, como a que estreou o novo título: “Há maior oferta do que procura no mercado de imóveis desta capital”. A cobertura passou a ser organizada por setores como mercado imobiliário, importações e exportações, falências e concordatas. Sempre com o olhar analítico e especializado que marcou o jornal desde sua origem.
O jornal também foi espaço para grandes pensadores, como o empresário A. J. Renner, que assinava a coluna “Notas e Comentários”, defendendo a livre iniciativa e o desenvolvimento do Estado.
De periódico a diário
Em 1960, o Jornal do Comércio passou a ser publicado diariamente, após adquirir sua primeira rotativa Goss. A nova fase também trouxe uma nova sede, na Avenida João Pessoa, onde está até hoje. Com o falecimento de Jenor, sua esposa Zaida e o filho Delmar Jarros assumiram a gestão até 1998, quando Mércio Tumelero passou a comandar a empresa, promovendo uma ampla reestruturação editorial e gráfica.
ARQUIVO/JC
ARQUIVO/JC
Modernização e ampliação
As décadas seguintes foram marcadas por investimentos em tecnologia, cor nas páginas, colunistas especializados e cadernos segmentados. Em 2004, com o falecimento de Zaida Jayme Jarros, Mércio Tumelero assumiu a presidência. A profissionalização da gestão trouxe ainda mais inovação e posicionamento estratégico.
FACHADA DO JORNAL DO COMÉRCIO NA AVENIDA JOÃO PESSOA,1282 EM PORTO ALEGRE. NA FOTO: FACHADA DO PRÉDIO DO JORNAL.
JOÃO MATTOS/JC
Além disso, o JC tornou-se realizador de projetos que hoje fazem parte da história do Estado:
Marcas de Quem Decide
Com 27 edições, a pesquisa exclusiva promovida pelo JC mapeia as marcas mais lembradas e preferidas em mais de 70 setores da economia gaúcha. É o maior levantamento do gênero no RS, realizado em parceria com o IPO, e serve como referência para empresas, investidores e consumidores. Mais do que um prêmio, é um retrato anual do branding e da percepção de valor no mercado regional.
Marcas de Quem Decide 2025. JC
TÂNIA MEINERZ/JC
Anuário de Investimentos do RS
Todos os anos, o JC mapeia os aportes públicos e privados realizados ou anunciados no Estado, consolidando uma visão estratégica dos investimentos. Em 2024, mesmo diante de grandes desafios, o anuário registrou um recorde: R$ 100 bilhões em investimentos, reforçando o papel do veículo como agente de desenvolvimento.
Mapa Econômico do RS
Criado em 2023, o projeto faz uma radiografia aprofundada das principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul. Dividido em cinco grandes regiões, o Mapa percorre o Estado com eventos regionais e conteúdos exclusivos, destacando desafios, avanços e singularidades de cada território. Todo o material é reunido em uma plataforma interativa, com cadernos e análises estratégicas.
Mapa Econômico - Bagé
EVANDRO OLIVEIRA/JC
Expansão digital e novos produtos
A evolução do Jornal do Comércio também se dá no digital. Hoje, a atuação se estende para além do impresso, com conteúdos multiplataformas:
JCast
O JCast é a iniciativa audiovisual do Jornal do Comércio que leva nosso conteúdo sério e confiável para novos formatos e plataformas. Com equipe, estúdio e equipamentos dedicados, o projeto consolida um núcleo de produção especializada em videocasts e séries em vídeo com conteúdos exclusivos.
O objetivo é ampliar o acesso à informação de qualidade, alcançando novos públicos por meio de entrevistas, debates e análises em profundidade com grandes nomes do cenário político, econômico e empresarial. Os programas são disponibilizados em todas as plataformas digitais e redes sociais do JC, reforçando nossa presença em múltiplos canais e formatos.
O objetivo é ampliar o acesso à informação de qualidade, alcançando novos públicos por meio de entrevistas, debates e análises em profundidade com grandes nomes do cenário político, econômico e empresarial. Os programas são disponibilizados em todas as plataformas digitais e redes sociais do JC, reforçando nossa presença em múltiplos canais e formatos.
Patrícia Comunello / JCast / Minuto Varejo
TÂNIA MEINERZ/JC
GeraçãoE
O Geração Empreendedora, ou simplesmente GE, é um dos braços de inovação do Jornal do Comércio. Lançado em 2015, o canal foi criado para apoiar iniciativas empreendedoras, dando visibilidade a novas ideias, tendências de mercado e histórias inspiradoras. Desde startups até o empreendedorismo por necessidade em zonas periféricas, o GE se tornou um case de alto impacto econômico e social ao fomentar negócios e transformar vidas.
Com conteúdos diários, em múltiplos formatos, o GE tem presença ativa nas redes sociais e também marca presença na edição impressa do JC.
Com conteúdos diários, em múltiplos formatos, o GE tem presença ativa nas redes sociais e também marca presença na edição impressa do JC.
Compromisso com o RS, com a inovação e com o futuro
A trajetória do JC é marcada pelo equilíbrio entre tradição e inovação. Ao mesmo tempo em que valoriza o impresso, o jornal avança em soluções digitais, amplia sua presença em eventos estratégicos, estimula o empreendedorismo e apoia iniciativas que impulsionam o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
Com uma gestão moderna e alinhada aos novos tempos, sob a atual liderança de Giovanni Jarros Tumelero, da quarta geração da família fundadora, o Jornal do Comércio fortalece seu papel como voz ativa da economia gaúcha e referência no jornalismo de negócios do Estado.
Ao longo de seus 92 anos, o JC conquistou a confiança de leitores influentes no cenário político e empresarial do Rio Grande do Sul, mantendo-se como um dos veículos mais respeitados da imprensa gaúcha.
E seguimos. Porque a história continua sendo escrita, todos os dias.