Os deputados estaduais gaúchos aprovaram nesta terça-feira (15), por unanimidade, a indicação do Executivo de Kalil Sehbe Neto para assumir cargo de diretor do Banrisul. A aprovação ocorreu na última sessão ordinária antes do início do recesso parlamentar de inverno, que começa oficialmente nesta quinta-feira (17) e se estende até 31 de julho.
Kalil Sehbe é ex-vereador de Caxias do Sul e ex-deputado estadual pelo Rio Grande do Sul por quatro mandatos. Ele estava atuando desde 2015 na diretoria do Badesul, e tem formação em Administração de Empresas pela Pucrs.
A sessão em que a indicação de Sehbe foi aprovada marcou o fim das votações no primeiro semestre legislativo de 2025. Apesar disso, deputados gaúchos devem se reunir nesta quarta-feira (16) para uma audiência na Comissão de Economia da Assembleia para tratar dos impactos da tarifa de 50% a produtos brasileiros anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A reunião contará com a participação do presidente da Fiergs, Claudio Bier.
Na volta do recesso, a partir do início de agosto, a atividade dos parlamentares deve se concentrar na apreciação de um pacote de 12 projetos que o governador Eduardo Leite (PSD) encaminhou para a Assembleia Legislativa na última sexta-feira (11). Todas as propostas foram enviadas em regime de urgência, o que significa que precisam ir para votação em plenário no período de até 30 dias, sendo descontado o intervalo do recesso parlamentar.
Entre as matérias, se destacam a recriação da Secretaria das Mulheres no Rio Grande do Sul e a criação do Instituto Banrisul Cultural, ambas medidas anunciadas pelo governo do Estado em 25 de junho.