Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 29 de Junho de 2025 às 18:54

Manifestação de Bolsonaro reuniu 12 mil pessoas na Avenida Paulista, diz monitor ligado à USP

Cinco imagens captadas por drone foram selecionadas para a contagem, abrangendo dois pontos de concentração na Paulista

Cinco imagens captadas por drone foram selecionadas para a contagem, abrangendo dois pontos de concentração na Paulista

Miguel SCHINCARIOL / AFP/ JC
Compartilhe:
Agências
A manifestação "Justiça Já", organizada neste domingo (29), na Avenida Paulista, pelo ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) e pelo pastor Silas Malafaia, reuniu cerca de 12,4 mil pessoas, segundo estimativa do Monitor do Debate Político do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) - instituição ligada à Universidade de São Paulo - e da ONG More in Common. A margem de erro é de 1,5 mil pessoas para mais ou para menos.A contagem foi feita no pico do ato, às 15h40min, com base em 34 imagens aéreas analisadas por inteligência artificial.Cinco imagens captadas por drone foram selecionadas para a contagem, abrangendo dois pontos de concentração na Paulista.
A manifestação "Justiça Já", organizada neste domingo (29), na Avenida Paulista, pelo ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) e pelo pastor Silas Malafaia, reuniu cerca de 12,4 mil pessoas, segundo estimativa do Monitor do Debate Político do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) - instituição ligada à Universidade de São Paulo - e da ONG More in Common. A margem de erro é de 1,5 mil pessoas para mais ou para menos.

A contagem foi feita no pico do ato, às 15h40min, com base em 34 imagens aéreas analisadas por inteligência artificial.

Cinco imagens captadas por drone foram selecionadas para a contagem, abrangendo dois pontos de concentração na Paulista.
• LEIA TAMBÉM: Bolsonaristas se reuniram na Paulista neste domingo (29) em ato contra o STF

O monitor usou o método P2PNet (Point to Point Network), criado por pesquisadores da Universidade de Chequião, na China, em parceria com a Tencent.

Para comparação, na manifestação realizada em 6 de abril, em defesa da anistia aos envolvidos no 8 de janeiro, também na Paulista, o monitor contou 44,9 mil pessoas.

Durante o ato deste domingo, Bolsonaro afirmou que, caso a direita bolsonarista conquiste maioria na Câmara e no Senado em 2026, será possível "mudar o destino do Brasil".

"Inclusive, não interessa onde eu esteja, aqui ou no além. Quem estiver na liderança vai mandar mais que o presidente da República", disse ele.

Inelegível até 2030, o ex-presidente tem focado na eleição de aliados para o Legislativo, com vistas a avançar em pautas como pedidos de anistia e cassação de ministros do Supremo Tribunal Federal.

Estiveram presentes os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, Jorginho Mello (PL) de Santa Catarina, e Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro.

Também compareceram figuras de destaque do PL, como o presidente Valdemar Costa Neto e os deputados federais Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e Coronel Zucco (PL-RS).

Notícias relacionadas