A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (4), revela que 50% dos brasileiros acreditam que o governo federal errou ao manter o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para compra em dólar para pessoas físicas e remessas de dinheiro para contas no exterior. Em contrapartida, 28% pensam que foi um acerto e 22% não souberam ou não responderam.
• LEIA TAMBÉM: Lula sanciona lei de cotas para negros em concursos e amplia reserva de vagas para 30%Enquanto isso,
41% dizem que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acertou em voltar atrás com o aumento de IOF para aplicações de investimentos em fundos. Já 36% afirmam que a gestão petista cometeu um erro e 23% não souberam ou não responderam.
Foram realizadas 2.004 entrevistas face a face com brasileiros de 16 anos ou mais entre os dias 29 de maio e 1º de junho. A margem de erro é de dois pontos porcentuais e o nível de confiança é de 95%.
Avaliação negativa de Lula vai de 41% para 43%
A Genial/Quaest também mostra que a avaliação do governo de Lula se manteve estável, oscilando negativamente de 41% para 43%. Já a avaliação positiva oscilou de 27% para 26%, enquanto a regular foi de 29% para 28%. Não souberam ou não responderam 3% dos entrevistados.
Violência
Para 30% dos entrevistados pela pesquisa Genial/Quaest, a violência é a maior preocupação no Brasil atualmente (antes, eram 29%).
Em seguida, aparecem questões sociais (22%, ante 23%) e economia (19%, estável). Corrupção subiu de 10% para 13%, e saúde caiu de 12% para 10%. Já educação oscilou de 7% para 6%.
Continue sua leitura, escolha seu plano agora!