Bastante aplaudida, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, discursou por mais de 30 minutos em evento ontem, no Palácio do Planalto, em que fez questão de cumprimentar diversos integrantes da equipe do ministério, Fiocruz e órgãos relacionados à pasta.
A cada citação, Nísia recebia aplausos da plateia. Ao final da fala, a ministra assinou parcerias para fortalecimento da produção e inovação de vacinas e biofármacos e pediu para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que estava sentado, se levantasse para participar de fotos com os documentos assinados.
"Presidente, venha você também, presidente", disse a ministra. O evento ocorreu em meio à expectativa de que a ministra seja demitida da pasta. O presidente não discursou. "Muito obrigada e viva o SUS", concluiu a ministra. Nísia, então, foi aplaudida de pé.
Em diversas cerimônias, Lula já contou que combinou com os ministros do governo de não falarem por mais de cinco minutos em eventos. A fala de Nísia, porém, ultrapassou 30 minutos.