O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Sarrubbo, foi sondado pelo futuro ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública do governo Lula (PT). Após conversa entre eles nos últimos dias, o chefe do Ministério Público de São Paulo negocia detalhes para sua saída do atual posto, mas já indicou que deve aceitar a proposta de integrar a equipe de Lewandowski.
A preferência demonstrada por Lewandowski ao nome de Sarrubbo foi noticiada pelo G1. A Folha de S.Paulo apurou que o procurador-geral de Justiça de São Paulo manifestou a pessoas próximas que deve aceitar, mas pretende antes afinar condições para sua saída do atual cargo, cujo mandato se encerra em abril, e aguardar um anúncio oficial por parte do ministro.
Sarrubbo é procurador-geral de Justiça desde 2020 e membro do MP-SP desde 1989. Ele tem mestrado em direito pela PUC-SP e graduação em direito pelo Mackenzie.
A área da segurança será uma das mais delicadas para o trabalho do futuro ministro da Justiça, que deve entrar no governo em 1º de fevereiro pressionado pela avaliação negativa da população sobre essa área e por programas que pouco avançaram.
A cobrança sobre Lewandowski deve aumentar ainda mais por ele ter se oposto ao desmembramento da Justiça e à recriação do Ministério da Segurança Pública -promessa de Lula ainda do período eleitoral.
Após ser anunciado por Lula, Lewandowski tem apontado que essa área de segurança pública será seu maior desafio à frente do ministério.
• LEIA TAMBÉM: Ricardo Lewandowski é o novo ministro da Justiça
Folhapress