O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região do Rio Grande do Sul (TRT-4) empossou, na sexta-feira, a sua nova administração. Com foco em conciliação e mediação, o novo presidente, desembargador Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa, ressaltou que o tribunal vai continuar sua trajetória enquanto justiça social. A solenidade aconteceu no Plenário Milton Varela Dutra, em Porto Alegre. Os magistrados foram eleitos no último dia 6 de outubro.
"Em uma sociedade desigual como a nossa, é no trabalho que o problema mais aparece. Por vezes, o nosso Tribunal sofre uma incompreensão daqueles que detém o poder econômico", disse. Ele ressaltou, ainda, que a nova administração irá fortalecer as iniciativas em busca da mediação e conciliação. "O ideal é que as partes (capital e trabalho) resolvam, através de pessoas capacitadas, seus conflitos de maneira conciliatória. O julgamento é em último caso", ponderou Costa. "Precisamos intensificar as conciliações no campo individual", apontou, ressaltando que os índices de conciliação são superiores no Rio Grande do Sul do que em outros tribunais.
Na visão dele, também é preciso pensar legislações específicas para os novos modelos de trabalho. "Temos que refletir na sociedade brasileira um sistema de proteção além da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Não podemos deixar que uma situação de extrema precarização tome conta em nome dos novos formatos de trabalho. Estamos regredindo no pacto social da constituição de 1988."