Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

Governo Federal

- Publicada em 25 de Maio de 2023 às 16:06

Lula convoca Marina Silva e Sônia Guajajara após Centrão desidratar suas pastas

Nesta quarta-feira, foi aprovado um esvaziamento do Ministério do Meio Ambiente, comandado por Marina

Nesta quarta-feira, foi aprovado um esvaziamento do Ministério do Meio Ambiente, comandado por Marina


Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil/JC
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou para sexta-feira (26), uma reunião com as ministras do Meio Ambiente, Marina Silva, e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. Dentre as pautas, está o debate sobre a Medida Provisória (MP) da reestruturação dos Ministérios. A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom).Na quarta-feira (24), a comissão mista aprovou a proposta do relator, Isnaldo Bulhões (MDB-AL), sobre a MP que reorganiza a Esplanada. Foram 15 votos a favor e 3 contra. Após a aprovação, o próximo passo é que a medida possa ser analisada pelo plenário da Câmara.Na medida, foi aprovado um esvaziamento do Ministério do Meio Ambiente, comandado por Marina. Outro ministério que perdeu poder com as mudanças feitas foi o dos Povos Indígenas. A demarcação de terras sai da pasta e volta para o Ministério da Justiça.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou para sexta-feira (26), uma reunião com as ministras do Meio Ambiente, Marina Silva, e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. Dentre as pautas, está o debate sobre a Medida Provisória (MP) da reestruturação dos Ministérios. A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom).

Na quarta-feira (24), a comissão mista aprovou a proposta do relator, Isnaldo Bulhões (MDB-AL), sobre a MP que reorganiza a Esplanada. Foram 15 votos a favor e 3 contra. Após a aprovação, o próximo passo é que a medida possa ser analisada pelo plenário da Câmara.

Na medida, foi aprovado um esvaziamento do Ministério do Meio Ambiente, comandado por Marina. Outro ministério que perdeu poder com as mudanças feitas foi o dos Povos Indígenas. A demarcação de terras sai da pasta e volta para o Ministério da Justiça.

• LEIA TAMBÉM: Marina Silva: decisão contra licença da Petrobras será respeitada


O encontro deve ocorrer na manhã desta sexta-feira (26), ainda sem horário definido, no Palácio do Planalto. De acordo com as informações, a agenda deve contar com Lula, Marina, Guajajara e os ministros palacianos - Paulo Pimenta (Secom), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Rui Costa (Casa Civil), Márcio Macedo (Secretaria-Geral) e general Marcos Antonio Amaro (GSI).

Nesta quinta, Marina reagiu à aprovação da MP. Durante discurso na cerimônia de posse do presidente do ICMBio, Mauro Pires, a ministra falou em "resistir" à situação e comparou o cenário atual ao de um violinista que permanece tocando em um concerto após as cordas de seu instrumento estourarem e, mesmo assim, encanta a plateia.