Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Governo do Estado

- Publicada em 27 de Março de 2023 às 21:29

Leite quer estender validade de concursos públicos no RS para chamar servidores da segurança pública

Governador Eduardo Leite apresentou estratégia de reposição programada do efetivo da segurança pública

Governador Eduardo Leite apresentou estratégia de reposição programada do efetivo da segurança pública


/Maurício Tonetto/Palácio Piratini/Divulgação/JC
O governo do Rio Grande do Sul protocolou na Assembleia Legislativa um projeto para estender por um ano o prazo de validade de concursos públicos durante o estado de calamidade pública por conta da pandemia de coronavírus.
O governo do Rio Grande do Sul protocolou na Assembleia Legislativa um projeto para estender por um ano o prazo de validade de concursos públicos durante o estado de calamidade pública por conta da pandemia de coronavírus.
O objetivo seria efetivar o chamamento de parte dos aprovados nesses concursos sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal, que limita o gasto com pessoal conforme as receitas do Estado.
"Estamos fazendo essa prorrogação atendendo à equivalência com a legislação federal, mas também porque o Estado não tem condições de fazer o chamamento de todo o efetivo que se deseja imediatamente, por conta das restrições que temos pela despesa com a folha de pagamento", afirmou o governador Eduardo Leite (PSDB), em coletiva concedida no Palácio Piratini.
O Projeto de Lei Complementar (PLC) 182/23 foi encaminhado para tramitar em regime de urgência. As validades voltarão a contar, retroativamente, a partir de 1° de janeiro de 2022 pelo tempo restante previsto no edital.
O assunto foi tratado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior (PSDB), em reunião requisitada por líderes e integrantes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia. Também participaram integrantes de comissões de concursados. Em especial, a aprovação da matéria, que será votada pelos deputados, garantiria a recomposição do efetivo do Corpo de Bombeiros. Leite espera que o texto seja apreciado já na próxima semana.
"Atendendo ao apelo dos deputados e da comissão mista de aprovados, estamos apresentando esse projeto de lei na Assembleia", disse o governador em vídeo divulgado nas redes sociais. "Muito importante que esse projeto seja apreciado urgentemente e votado até o início de abril para que se consiga a garantia da extensão da validade de concursos públicos, como o dos bombeiros, que expiraria em abril."
Depois da suspensão em razão da pandemia, os prazos de concursos voltaram a contar a partir de 1° de janeiro de 2021, pelo tempo restante previsto nos respectivos editais. No entanto, a Lei Federal 14.314, de 24 de março de 2022, alterou o fim da suspensão de prazo até o término da vedação do aumento de despesa com pessoal, não mais relacionado à pandemia. Dessa forma, estendeu o fim do período suspensivo para 31 de dezembro de 2021, o que representou mais um ano de validade.
Como a normativa federal não incide sobre os concursos públicos realizados pelo Rio Grande do Sul, houve a necessidade de apresentação de um projeto de lei específico para estender idêntico prazo de suspensão aos concursos públicos em âmbito estadual.
 

Governo programa reposição de 1,3 mil servidores de segurança

O governo do Rio Grande do Sul planeja o chamamento de 1.331 novos servidores da segurança pública já aprovados em concursos públicos realizados anteriormente. Os novos agentes devem servir às forças do Estado no Corpo de Bombeiros, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Polícia Civil (PC) e Brigada Militar (BM).
Ao todo, os mais de 1,3 mil novos agentes representam um impacto de R$ 434,6 milhões nas despesas do Estado entre agosto deste ano e dezembro de 2026.
"Temos essa política desde o governo passado, que é a reposição de forma programada. Isso dá previsibilidade para os próprios aprovados e para o Estado, de como e quando se dará essa reposição, até para programarmos os cursos de formação a fim de garantirmos qualidade na inserção desses efetivos, sempre de forma responsável também com as condições fiscais", afirmou o governador Eduardo Leite, (PSDB), durante o anúncio do chamamento.
A área que mais será abastecida será a Susepe. Serão 355 policiais penais, 43 agentes administrativos e 33 técnicos superiores para a superintendência destinada à gestão e controle dos presídios do Estado.
Segundo Leite, a contratação desses agentes também será refletida nas ruas. "Vamos apresentar em breve o cronograma da saída dos Policiais Militares dos presídios. Hoje, temos mais de mil PMs atuando nos períodos. Com essa reposição na Susepe, nossa intenção é, ao longo deste governo, fazer a total retirada de PMs dentro dos presídios, o que significará retorno do efetivo policial nas ruas", disse o governador.
Ainda em abril, o governo deve efetuar o chamamento de 100 soldados para o Corpo de Bombeiros. Em julho, a PC deve receber mais 200 escrivães e 200 inspetores. Por fim, em agosto, serão chamados 400 soldados para a PM.
 
 

Cronograma

» ABRIL
100 soldados para o Corpo de Bombeiros
355 Policiais Penais para a Susepe
43 agentes administrativos para a Susepe
33 técnicos superiores para a Susepe
» JULHO
200 escrivães para a Polícia Civil
200 inspetores para a Polícia Civi
» AGOSTO
400 soldados para a Brigada Militar