Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Prefeitura de Porto Alegre

- Publicada em 20 de Março de 2023 às 20:29

Toma posse nova secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre

Titular da pasta defende menos impostos e desburocratização

Titular da pasta defende menos impostos e desburocratização


/ISABELLE RIEGER/JC
Júlia Evangelista Tavares, 31 anos, tomou posse, nesta segunda (20), como a nova Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Capital. Ela assumiu após a saída do ex-secretário Vicente Perrone, que passa a se dedicar exclusivamente ao programa 4D, projeto que trabalha o desenvolvimento do 4º Distrito.
Júlia Evangelista Tavares, 31 anos, tomou posse, nesta segunda (20), como a nova Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Capital. Ela assumiu após a saída do ex-secretário Vicente Perrone, que passa a se dedicar exclusivamente ao programa 4D, projeto que trabalha o desenvolvimento do 4º Distrito.
Júlia Tavares já havia atuado na área de melhoria do ambiente de negócios na secretaria e afirma que irá trabalhar em pela desburocratização de impostos e atração de investimentos à Capital através do turismo. Ela vê no 4º Distrito potencial para alavancar o turismo. "A gente teve agora o Saint Patrick's, é uma região que tem o seu polo cervejeiro. Essa revitalização, esse programa de incentivos irão fomentar não só o turismo, mas também quem mora aqui trazendo empregos. É uma soma de melhorias do ambiente de negócios, qualidade de vida."
Ao dar as boas-vindas à nova titular da pasta, o prefeito Sebastião Melo (MDB) destacou as diretrizes que devem guiar a secretaria até o fim do mandato. Melo defendeu uma reforma tributária simplificada e criticou a proposta do governo federal, que prevê a unificação de impostos em um Imposto Sobre Valor Agregado (IVA). "Porto Alegre precisa de uma reforma municipalista, que não concentre recursos nas mãos da União."
A cerimônia ocorreu no Instituto Caldeiras e contou ainda com a presença do vice-prefeito Ricardo Gomes (PL). Os deputados federais Any Ortiz (Cidadania) e Marcel van Hattem (Novo) também compareceram, além dos deputados estaduais Felipe Camozzato (Novo), Marcus Vinícius de Almeida (PP) e Rodrigo Lorenzoni (PL). Vereadores da Capital também prestigiaram a posse.
 

Júlia Tavares quer estimular liberdade econômica

Logo após o ato de posse, a secretária Júlia Tavares concedeu entrevista ao Jornal do Comércio. Ela enfatizou que vai atuar pela melhoria do ambiente de negócios na Capital.
Jornal do Comércio - Quais são os planos para desenvolver Porto Alegre?
Júlia Evangelista Tavares - Trabalhei anteriormente na melhoria de ambiente de negócios e agora assumo a secretaria. Fomos eleitos a melhor cidade para se fazer negócios no País. Mas acredito que tem muito a ser feito ainda. A gente ainda pode se tornar uma cidade mais livre, mais factível e mais atrativa para investimento.
JC - O que pode haver de melhorias no setor turístico?
Júlia - Porto Alegre está se consolidando como destino turístico. Trouxemos o South Summit, trouxemos o STU Skates nesse final de semana. Estamos trazendo vários eventos grandes para movimentar a economia, para encher hotéis, restaurantes, bares e conseguir fazer uma cidade mais feliz para o turista, mas também para o cidadão.
JC - Que política econômica defende para Porto Alegre?
Júlia - Sou uma liberal. Acredito que quando o Estado é grande, o cidadão é pequeno demais. Quanto mais a gente conseguir desburocratizar, reduzir impostos, pode ter certeza que vou estar lutando por isso.
JC - Que ações a pasta planeja para o pequeno empreendedor?
Júlia - A gente tem um convênio com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) desde o ano passado em que a gente realmente capacita o pequeno empreendedor. Disponibilizamos cursos de boas práticas, educação financeira, tudo está atrelado à nossa secretaria. Esse trabalho oferece capacitação gratuita, on-line e presencial, para que esse empreendedor possa se qualificar. Além disso, há microcréditos para que eles consigam melhorar o seu capital de giro e prosperar.

Perfil

Júlia Evangelista Tavares é natural de Porto Alegre e formada em Direito pela Pucrs. Presidiu o Instituto de Estudos Empresariais (IEE) entre 2020-2021, do qual atualmente é conselheira. Em 2021, foi eleita pela Forbes como uma das pessoas mais influentes do País com menos de 30 anos, na premiação Forbes Under 30. Júlia também é vice-presidente da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) e fundadora e conselheira do Instituto Liberdade Econômica.