Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Assembleia Legislativa

- Publicada em 31 de Janeiro de 2023 às 15:33

Deputados estaduais são empossados para os próximos quatro anos

Sessão de posse lotou plenário do Legislativo para a largada oficial dos novos mandatos

Sessão de posse lotou plenário do Legislativo para a largada oficial dos novos mandatos


ISABELLE RIEGER/JC
Os 55 deputados e deputadas estaduais que atuarão na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul nos próximos quatro anos tomaram posse na tarde desta terça-feira (31). Em sessão solene no Plenário 20 de setembro, os parlamentares prestaram o juramento que os habilita a assumir uma cadeira no Parlamento gaúcho. Na presença de importantes personalidade da política estadual, como o governador Eduardo Leite (PSDB), o vice Gabriel Souza (MDB), a presidente do Tribunal de Justiça Iris Helena Machado e ex-governadores, foi realizada a cerimônia que inaugura a 56ª legislatura da Assembleia.
Os 55 deputados e deputadas estaduais que atuarão na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul nos próximos quatro anos tomaram posse na tarde desta terça-feira (31). Em sessão solene no Plenário 20 de setembro, os parlamentares prestaram o juramento que os habilita a assumir uma cadeira no Parlamento gaúcho.

Na presença de importantes personalidade da política estadual, como o governador Eduardo Leite (PSDB), o vice Gabriel Souza (MDB), a presidente do Tribunal de Justiça Iris Helena Machado e ex-governadores, foi realizada a cerimônia que inaugura a 56ª legislatura da Assembleia.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/01/31/206x137/1_politica_posse_alrs_2023_jornal_do_comercio_3-9915345.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'63d95eabd2a93', 'cd_midia':9915345, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/01/31/politica_posse_alrs_2023_jornal_do_comercio_3-9915345.jpg', 'ds_midia': 'Política - posse de deputados estaduais - legislatura 2023-2026 - Porto Alegre - plenário - Eduardo Leite e Gabriel Souza', 'ds_midia_credi': 'ISABELLE RIEGER/JC', 'ds_midia_titlo': 'Política - posse de deputados estaduais - legislatura 2023-2026 - Porto Alegre - plenário - Eduardo Leite e Gabriel Souza', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Gabriel Souza (esq.) e Leite estavam na área da direção, com bastante interação antes da posse. Foto: Isabelle Riege/JC
Na oportunidade, foi eleita por unanimidade a Mesa Diretora da Casa para o ano de 2023 - em conformidade ao acordo de revezamento entre os partidos com maiores bancadas.

O deputado Vilmar Zanchin (MDB) presidirá o Legislativo neste ano. Delegada Nadine (PSDB) será 1ª vice-presidente. O 2º vice-presidente será Valdeci Oliveira (PT) - até então presidente. O 1º Secretário será Adolfo Brito (PP), a 2ª Secretária será Eliana Bayer (Rep), o 3º secretário será Paparico Bacchi (PL) e o 4º secretário será Luiz Marenco (PDT).
Com outros partidos representados na suplência, como União Brasil, PSOL e Podemos, essa foi a primeira vez em que a Mesa Diretora foi eleita por unanimidade, com 44 votos favoráveis e nenhum contrário.
Após a eleição, imediatamente ocorreu a transmissão de cargo de Valdeci para Zanchin. “Nesta desafiadora encruzilhada da história, o Brasil espera de todos nós, que conduzimos as instituições, elevado espírito público, responsabilidade, civismo e entendimento de que, acima de tudo, estarão sempre os interesses da sociedade”, discursou o novo presidente do Legislativo.
Mais uma vez, Zanchin destacou a educação em sua primeira fala enquanto presidente empossado da Casa. O deputado relacionou a queda dos níveis de educação no Estado à baixa oferta de mão-de-obra qualificada. “A educação não sairá do foco. Empreendedores, investidores e empregadores têm mencionado o descompasso entre as demandas por recursos humanos e o que é disponibilizado nos espaços de formação. Não havendo recursos humanos, os empreendimentos não acontecem”, disse o parlamentar.

Leite terá oposição à esquerda e à direita

A 56ª legislatura trará nova dinâmica para a Assembleia Legislativa. Uma taxa de renovação de mais de 43%, com mais de 24 novos deputados que não estavam no Parlamento até este ano, já alteraria as forças na Casa. Porém, após uma eleição em que as três vias de esquerda, centro e direita tiveram votações expressivas no pleito de primeiro turno para governador, o governo Eduardo Leite (PSDB) deve enfrentar duas bancadas de oposição.

“Teremos uma quadra inédita no Rio Grande do Sul. Quando a esquerda ganhava, o centro e a direita se reuniam para fazer oposição. Quando o centro governava, a direita vinha (para o governo) e a esquerda fazia oposição. Agora, temos um governo mais ao centro, terá a oposição que já se conhece, à esquerda, e nós teremos a responsabilidade de inaugurar o processo de oposição à direita”, afirmou o deputado estadual Rodrigo Lorenzoni (PL), filho de Onyx Lorenzoni (PL), que disputou o segundo turno contra Leite.

A renovação na Assembleia também trouxe novidades para o outro polo de oposição. Os novos deputados da esquerda trazem pela primeira vez ao Parlamento gaúcho uma bancada negra - que já demonstra que será atuante durante os próximos quatro anos. Enquanto a classe política do Estado adentrava o Palácio Farroupilha para a sessão solene de posse, os três deputados da bancada negra discursavam em cima de um caminhão em frente à Assembleia.

“Estou muito feliz. Imagina! A filha da trabalhadora negra da limpeza urbana, da gari, se tornou deputada porque entendeu a importância de se organizar, de lutar, de fazer com que esse povo tivesse voz. A nossa chegada coletiva fala muito sobre a gente, sobre nossa história - essa bancada negra que chega cortejada e abençoada pelo povo”, disse a deputada Bruna Rodrigues (PCdoB) à reportagem.

Os 55 deputados estaduais do Rio Grande do Sul

Adão Pretto (PT);
Adolfo Brito (PP);

Adriana Lara (PL);

Beto Fantinel (MDB);

Bruna Rodrigues (PCdoB);

Capitão Martim (Republicanos);

Classmann (União Brasil);

Claudio Tatsch (PL);

Costella (MDB);

Delegada Nadine (PSDB);

Delegado Zucco (Republicanos);

Dirceu Franciscon (União Brasil);

Dr Thiago (União Brasil);

Edivilson Brum (MDB);

Eduardo Loureiro (PDT);

Eliana Bayer (Republicanos);

Elizandro Sabino (PTB);

Elton Weber (PSB);

Ernani Polo (PP);

Felipe Camozzato (Novo);

Frederico Antunes (PP);

Gaúcho Da Geral (PSD);

Gerson Burmann (PDT);

Guilherme Pasin (PP);

Gustavo Victorino (Republicanos);

Jeferson Fernandes (PT);

Joel De Igrejinha (PP);

Kaká D'ávila (PSDB);

Kelly Moraes (PL);

Laura Sito (PT);

Leonel Radde (PT);

Luciana Genro (Psol);

Luciano Silveira (MDB);

Luiz Marenco (PDT);

Mainardi (PT);

Marcus Vinícius (PP);

Matheus Gomes (Psol);

Miguel Rossetto (PT);

Neri O Carteiro (PSDB);

Paparico Bacchi (PL);

Patricia Alba (MDB);

Pedro Pereira (PSDB);

Pepe Vargas (PT);

Professor Bonatto (PSDB);

Professor Claudio (Podemos);

Rodrigo Lorenzoni (PL);

Santini (Podemos);

Sergio Peres (Republicanos);

Silvana Covatti (PP);

Sofia Cavedon (PT);

Sossella (PDT);

Stela Farias (PT);

Valdeci Oliveira (PT);

Vilmar Zanchin (MDB);

Zé Nunes (PT)