Embora no Rio Grande do Sul o resultado do primeiro turno das eleições presidenciais tenha dado a dianteira da disputa para o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 48,89% dos votos, na capital gaúcha a realidade foi outra ao fim da apuração: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou com 49,83% dos votos válidos, número superior ao da votação no Brasil, onde o petista obteve 48,43% dos votos válidos, qualificando-o ao segundo turno junto com Bolsonaro.
Porém, com a lupa apontada para as 10 zonas eleitorais de Porto Alegre, que agrupam os locais de votação e seções eleitorais, o candidato do PL chegou a superar o petista em duas áreas da cidade: a 111ª e 112ª zonas.
Já Lula, que venceu em oito zonas, obteve percentuais mais altos nos agrupamentos dos bairros mais periféricos da capital gaúcha. O maior percentual ficou na 159ª Zona, em que Lula angariou 58,1% dos votos e agrupa locais de votação em bairros como Vila Nova e Camaquã.
Entretanto, por não terem um traçado baseado em critérios sócio-econômicos, as zonas eleitorais de Porto Alegre podem reunir bairros com diferentes perfis.
Na 1ª Zona, que reúne bairros de classe média como Centro e Cidade Baixa, mas também locais com habitantes de menor poder aquisitivo, como o bairro Arquipélago, Lula venceu com 52,58% dos votos, contra 35,84% de Bolsonaro.
Todavia, embora na 2ª Zona Lula também tenha ficado à frente, com 44,49% - contra 42,19% de Bolsonaro -, há locais de votação em que a preferência pendeu fortemente para o atual presidente. Em uma seção do Clube Leopoldina Juvenil - onde votou o senador eleito Hamilton Mourão (Republicanos), Bolsonaro teve 56,26% e Lula, 28,13%.
Já na seção 07, no colégio Anne Frank, no Bom Fim, a totalização ficou em 49,8% dos votos para Lula e 34,9% para Bolsonaro.
A Zona onde o presidente da República recebeu o maior volume de votos - 46,94% - foi a 111ª.
Ainda que tenha bairros de menor poder aquisitivo, como a Vila dos Industriários, Humaitá e Anchieta, a área abriga outros de alta renda, como Boa Vista, Chácara das Pedras e Três Figueiras. Neste último, a seção 020 do Colégio Anchieta registrou 57,09% para o atual presidente e 31,6% para Lula.
Na outra zona em que Bolsonaro venceu, a 112ª, a seção 038, na Escola Estadual República Argentina, no bairro Lindoia, os eleitores deram 51,5% de seus votos a Bolsonaro e 35,19% a Lula.